A VW preparou o Resumo de O Ateneu, de Raul Pompéia, considerado a maior obra de Raul Pompéia. Publicado em 1888 e escrito em primeira pessoa, O Ateneu apóia-se numa experiência colegial, constituindo um registro amargo dessa época escolar. Escrito quando o autor contava apenas 25 anos de Idade, esse romance que se passa todo em um colégio de meninos, é um mergulho profundo na psicologia da alma Infantil, ao mesmo tempo que faz uma crítica ao sistema de educação então vigente nos internatos.
Como quer o autor, e vem como subtítulo do romance, O Ateneu é uma “crônica de saudades”, apresentando aspectos autobiográficos, retratando a passagem do autor pelo Colégio Abílio.
Embora tenha sido rotulado de “crônica de saudades” e apresente traços autobiográficos, O Ateneu não é um livro de memórias, mas um romance, em que o autor “manipula o seu material pela imaginação, misturando o real com a ficção”. Como narrativa, enquadra-se no gênero épico, mas a profunda introspecção que perpassa a obra, aproxima-se do lírico.
Em O Ateneu, podem-se detectar aspectos de vários estilos de época, desde o Naturalismo até o Modernismo.
Confira a análise completa juntamente com o Resumo de O Ateneu.
Vestibulando Web - Copyright 1999-2009. Todos os direitos reservados.
Quem Somos? | Publicidade | Pol�tica de Privacidade