Resumo de Dom Casmurro, de Machado de Assis

Atualizada em: 26/02/2017

Estudo da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis. Confira o resumo da obra e demais comentários.

Dom Casmurro

resumo de Dom Casmurro de Machado de Assis foi reunido pelo portal Vestibulando Web. O resumo e a análise não dispensam a leitura do livro, apenas reforçam o raciocínio sobre ele, sobre o autor e sobre o período literário.

Dom Casmurro, obra de Machado de Assis que pertence ao Realismo, enfoca a história de seu protagonista, Bento Santiago. Uma das marcas do livro é o aprofundamento psicológico de seus personagens.

Dom Casmurro é um livro complexo e cada leitura origina uma nova interpretação. Machado de Assis faz no romance um fato inacreditável em sua narrativa: ele cria um narrador que afirma algo (ou seja, diz que foi traído) e o leitor não consegue decidir-se se ele está mentindo ou não. A obra significa, há muitos anos, mais um exemplo de adultério feminino explorado na literatura realista. No entanto, há quem aponte Bentinho, e não a esposa, Capitu, como o problema central a ser desvendado. Sendo assim, o romance é lido e relido, com novas chaves que cada vez mais comprovam tratar-se de um enigma elaborado pelo autor. Dentre as tais chaves destaca-se a não-confiabilidade do narrador (Bentinho), envolvido por sua personalidade ciumenta, invejosa, cruel e perversa a ponto de destruir aqueles que amam por uma suspeita que o leitor atento percebe ser no mínimo discutível.

Dom Casmurro

Resumo Dom Casmurro

Dom Casmurro - A Obra

Machado de Assis - Dom Casmurro

Problemática do Livro Dom Casmurro

Enredo do Livro Dom Casmurro

Estilo de época do Livro Dom Casmurro

Personagens do Livro Dom Casmurro

Download do livro completo Dom Casmurro

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: Facebook, Google+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários