Livro 26 Poetas Hoje - Heloisa Buarque de Holanda

Atualizada em: 26/02/2017

Antologia 26 Poetas Hoje, de Heloisa Buarque de Holanda, a chamada poesia marginal dos anos 70.

26 Poetas Hoje

A Vestibulando Web preparou o Resumo do Livro 26 Poetas Hoje, organizado por Heloisa Buarque de Holanda, que foi lançado em 1976, reunindo a chamada "poesia marginal dos anos 70". Esse tipo de poesia começou a se desenvolver no começo daquela década, em pleno auge da ditadura. 26 Poetas Hoje, na época do seu lançamento, causou polêmica e recebeu críticas por todos os lados.

O termo "marginal" foi cunhado pela própria Heloisa e se aplica a autores que tinham dificuldade para emplacar suas obras em editoras de grande porte. Não é à toa, portanto, que eles foram imortalizados pela expressão "geração do mimeógrafo". Entretanto, 26 Poetas Hoje é emblemático porque fez justamente o contrário: abriu as portas do mercado editorial para a maioria dos que participaram da antologia. Além disso, aqueles autores revelavam sintonia com as mudanças políticas e comportamentais por que passava o país: repressão e censura impostas pelo governo militar.

 O discurso desses poetas era munido de cinismo, despretensão, imediatismo e de uma maneira de se expressar inteiramente coloquial e pessoal, como se o poeta fosse um amigo muito íntimo do leitor.

A presença de uma linguagem informal, à primeira vista fácil, leve e engraçada e que fala da experiência vivida contribui ainda para encurtar a distância que separa o poeta e o leitor. Este, por sua vez, não se sente mais oprimido pela obrigação de ser um entendido para se aproximar da poesia.

Confira a análise completa juntamente com o resumo da obra “26 Poetas Hoje”.

26 Poetas Hoje

- Resumo do livro 26 Poetas Hoje

- Traços estilísticos do livro 26 Poetas Hoje

- Poesia marginal do livro 26 Poetas Hoje

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: Facebook, Google+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários