A Hora e a Vez de Augusto Matraga Resumo

e o Duelo


Resumo do Livro A Hora e a Vez de Augusto Matraga e O Duelo


A Hora e a Vez de Augusto Matraga e O Duelo - Obra: Sagarana - João Guimarães Rosa

A Vestibulando Web preparou o Resumo do Livro Sagarana, de João Guimarães Rosa, contos A Hora e a Vez de Augusto Matraga e O Duelo. A análise e o resumo de todos os contos do livro Sagara também estão disponíveis.

O DUELO

     História de um duelo que nunca aconte-ceu, um duelo de atos, ações e negaceios. Uma narrativa que começa com uma traição e só terminará muito tempo depois, com a morte; há nela um sabor de enganos, de fugas e de vinganças. Narrada em terceira pessoa, o narrador é onisciente, mas, no mais das vezes, observa. Há um duelo de idéias, fugas e artifícios; os desen-contros dos dois personagens.

A HORA E A VEZ DE AUGUSTO MATRAGA

     Maior de todas as novelas que compõem Sagarana, e aquela que nos apresentará um ho-mem abrutalhado e insensível, casado com Dona Dionora e pai de Mimita, que havia sido criado pela avó para ser padre, mas que, cheio de si e orgulhoso, transformou-se em alguém duro de-mais.

     A narrativa foi escrita em terceira pessoa, por narrador onisciente; o narrador visita o lado de dentro de suas criaturas e exibe de maneira dramática as dores, inquietações e angústias de cada uma delas.

     Confira a análise completa juntamente com o resumo de obra “A Hora e a Vez de Augusto Matraga, e O Duelo”.

O Duelo e A Hora e a Vez de Augusto Matraga

Compartilhe este site com seus amigos!

Vestibulando Web - Copyright 1999-2009. Todos os direitos reservados.
Quem Somos? | Publicidade | Política de Privacidade

Ponto.Br