Nove Noites

Nove noites


Nove Noites: Resumo do Livro


Nove Noites - Bernardo de Carvalho

     A Vestibulando Web preparou o Resumo do Livro Nove Noites, de Bernardo de Camargo, uma narrativa que se apresenta como um misto de romance-reportagem e de romance-policial; uma escrita que se apóia numa obsessão investigativa, na tentativa de averiguar fatos ocultos, na busca incessante pela verdade. O texto é intrigante, promovendo a inquietação e desconfiança de seus narradores e leitores.

Nove Noites      

O principal assunto do livro refere-se a um fato real: o suicídio do antropólogo americano Buell Quain, entre os índios Krahôs, em 1939, no Brasil. Esse caso, ainda tendo sido um tabu para a antropologia brasileira, foi logo esquecido, mesmo porque não foi difundido para o público. A partir de um artigo de jornal, ao tomar conhecimento da história por acaso, o narrador desse romance deci-de investigar as razões do suicídio, sessenta e dois anos depois.

     A história trágica desse promissor antro-pólogo, perdida nos anos e na memória, torna-se o ponto de partida da narrativa de Bernardo Carvalho. Como recurso literário, o autor projeta em seu texto fotos e personagens da década de 30, retratando pessoas reais ou imaginárias, localizadas em espaços geográficos delimitados. Tendo como base o caso fatídico de Buell Quain, Bernardo Carvalho vai entrelaçando história e ficção, histórias mais ou menos documentadas, numa visão parcial. Diante da impessoalidade de apreender a realidade na sua totalidade, a literatura, em sua estruturação ficcional, ganha o território do incerto e do inquietante, do que ainda não foi. Em “Agradecimentos”, final de Nove Noites, o autor deixa evidente o caráter fictício de sua narrativa.

     Confira a análise completa juntamente com o resumo da obra “Nove Noites”.

Resumo Novo Noites

Compartilhe este site com seus amigos!

Vestibulando Web - Copyright 1999-2009. Todos os direitos reservados.
Quem Somos? | Publicidade | Política de Privacidade - Nove noites

Ponto.Br