vestibular CEFET-MG 2013

Calendário do Vestibular CEFET-MG 2013


Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon

UFSC decide porcentagens para ações afirmativas no Vestibular 2013

Atualizada em: 16/10/2012

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) decidiu as porcentagens das vagas destinadas ao programa de ações afirmativas para o Vestibular 2013. Foram reservadas 30% das vagas do concurso para os cotistas, sendo 20% conforme a Lei de Cotas 12.711/2012 e 10% por autonomia da universidade.

Desse total, 1,6% serão destinadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas de renda familiar per capita de até 1,5 salário-minimo. Outros 8,4%, para candidatos de outra classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), como brancos ou amarelos, de renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo.

Mais 1,6% serão para autodeclarados pretos, pardos e indígenas de renda familiar per capita maior do que 1,5 salário-minimo e outros 8,4%, de outra classificação do IBGE de renda familiar per capita maior do que 1,5 salário-mínimo.

A UFSC também destinará 10% de vagas para negros, preferencialmente que tenham estudado o ensino médio em escola pública e mais 10 vagas suplementares para indígenas, para toda a universidade, sendo até 3 vagas no mesmo curso.


Lei de cotas

O governo federal publicou na segunda-feira (15), no Diário Oficial da União, o decreto que regulamenta a lei que garante a reserva de 50% das vagas nas universidades federais, em um prazo progressivo de até quatro anos, para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. O critério de seleção será feito de acordo com o resultado dos estudantes no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

A nova lei das cotas, sancionada no dia 29 de agosto pela presidente Dilma Rousseff, reserva 50% das vagas das universidades federais para estudantes que tenham feito o ensino médio integralmente em escola pública. Dentro da cota, haverá a distribuição entre negros, pardos e indígenas, proporcional à composição da população em cada estado.

Leia mais...

» Informações sobre o Enem
» Edital do Enem 2013
» Informações sobre o SiSU
» Informações sobre o ProUni
» Siga a VestibulandoWeb no Twitter
» Siga a VestibulandoWeb no Facebook

Vestibulando Web - Copyright 1999-2012. Todos os direitos reservados.
Ações Afirmativas no Vestibular UFSC 2013

Ponto.Br