Vestibulandoweb

A opção Certa!



Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon

Informações sobre vestibular

Universidades Mineiras se destacam na Avaliação do MEC

     O Ministério da Educação divulgou no mês de setembro de 2008 a relação das melhores universidades do Brasil segundo o novo indicador, o Índice Geral de Cursos (IGC). Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o novo indicador espelha a realidade das universidades brasileiras: "Antes, os resultados eram muito discrepantes. Agora, os avaliadores estão indo a campo com todos os dados objetivos relativos a cada instituição para que as informações sirvam de guia para um julgamento mais criterioso. O indicador fiel".

     O IGC de cada instituição resume a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado, distribuídos pelos vários campi da instituição. São utilizados no cálculo do indicador a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs) da instituição - componente relativo à graduação - e o conceito fixado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para a pós-graduação. A média dos conceitos dos cursos é ponderada pela distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado).

     Até o momento, o MEC atribuía notas apenas aos cursos, de forma isolada, e não à instituição. Para esta primeira divulgação do IGC, foram utilizados os CPCs referentes às edições do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no período de 2005 a 2007. O CPC considera, além de resultados de avaliação de desempenho de estudantes, infraestrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docente. A nota da Capes é referente à avaliação do triênio de 2004 a 2006.

     O indicador avaliou a qualidade de cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado) de 173 universidades de todo o país, e separadamente, conceitos de 131 centros universitários e 1.144 faculdades isoladas e integradas. Segundo este índice, a melhor universidade do Brasil é a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Dentre as dez primeiras colocadas, nove são federais. A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro é a única instituição particular que está entre as dez, segundo este índice. Neste contexto, destaque para as universidades de Minas Gerais, que compareceram na listagem 4 vezes. A Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Zona da Mata, ocupa o terceiro lugar, melhor posição do estado no ranking de excelência de desempenho entre as universidades mineiras.

     As 10 melhores universidades do país são listadas abaixo:

1 - Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
2 - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)
3 - Universidade Federal de Viçosa (UFV)
4 - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
5 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
6 - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM)
7 - Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
8 - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
9 - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUCRJ)
10 - Universidade Federal de Itajubá (Unifei)

Compartilhe este site com seus amigos!

Vestibulando Web ® - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.
Publicidade

Ponto.Br