concorrência na fuvest 2010 é menor


Cai a concorrência no exame da Fuvest 2010

17/11/2009

     Uma em cada quartro carreiras oferecidas pela Universidade de São Paulo (USP) no exame deste ano da Fuvest tem menos de cinco candidatos por vaga, apurou Fábio Mazzitelli do Jornal da Tarde (SP). São 30 das 104 carreiras de graduação da instituição (28,8%) com baixa concorrência.

     A maioria desse grupo é de cursos de licenciatura, que formam professores–incluindo as duas carreiras de Pedagogia oferecidas pela USP. Onúmero de carreiras com baixa procura neste ano, divulgado ontem (16) pela coordenação da Fuvest, é 50% maior do que no ano passado, quando só 20 delas tiveram menos de cinco candidatos por vaga. O aumento de carreiras com baixa procura é mais significativo se comparado com o início da década.

     Ao todo, serão oferecidas 10.607 vagas pela USP em 2010. Inscreveram-se 128.155 estudantes. Nos últimos anos, o número de inscritos na Fuvest caiu de 170 mil, recorde histórico de 2006, para os 128 mil na Fuvest de 2010. Uma das explicações pra esta queda é o programa Prouni do governo federal, que oferece vagas gratuitas a estudantes de baixa renda em universidades particulares.

     A baixa atratividade para virar professor pode ter contribuído para a baixa procura de Pedagogia e dos cursos de licenciatura. Outras possíveis hipóteses para esta queda pode ser a busca, por parte dos estudantes, por cursos com empregabilidade mais imediata e promissora.

     O impacto da redução da concorrência foi menor nas carreiras mais tradicionais como medicina, direito e engenharias.

Leia mais...

» Informações sobre o Enem
» Edital do Enem 2013
» Informações sobre o SiSU
» Informações sobre o ProUni
» Siga a VestibulandoWeb no Twitter
» Siga a VestibulandoWeb no Facebook

Vestibulando Web - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.

Ponto.Br