dica biologia fuvest 2010

dica biologia fuvest 2010


Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon

Biocombustíveis é um bom tema para questões da FUVEST

20/11/2009 - No próximo domingo milhares de estudantes farão o vestibular 2010 da FUVEST e, na cabeça da quase totalidade, o que mais se processa é “ o que será que vai cair”. Um tema que está muito divulgado são os biocombustíveis – ou “combustíveis verdes”. Além da importância ecológica que podem representar, fazem ponte em 2 áreas do conhecimento: Ciências Naturais (envolvendo a biologia e a química) e Ciências Humanas (envolvendo a Geografia).

Para um vestibular como o da FUVEST que vem colocando questões interdisciplinares, esse é um grande palpite, além de uma boa pedida para o Enem. Focaremos aqui, o lado da Biologia. Enquanto a queima dos combustíveis fósseis libera CO2 que foi retirado da atmosfera há milhões de anos e não há uma forma de capturá-lo para produzir mais desse combustível, o que determina um aumento da concentração desse gás na atmosfera, a queima dos biocombustíveis também elimina CO2, porém, com uma grande diferença. Tratamos, agora, de um recurso renovável. Assim, podemos produzir mais álcool (etanol) ou biodiesel, desde que dispomos de vegetais para isso.

Dessa forma, estabelece-se um equilíbrio entre o consumo e a liberação desse gás; os veículos o liberam para a atmosfera e as plantas o capturam, no processo de fotossíntese, que termina com a produção de substâncias que serão processadas para a produção do biocombustíveis. Havendo esse equilíbrio, a concentração desse gás – um dos causadores do aquecimento global (juntamente com vapor d´água, metano e dióxido de nitrogênio)- mantém-se mais ou menos constante, o que reduz o aquecimento do planeta.

A figura abaixo ilustra como o uso de biocombustível contribui para o equilíbrio consumo-liberação de CO2.

O reflorestamento é uma das medidas mais preconizadas pelos ambientalistas como forma de minimizar o aquecimento global, pois, com o aumento da área verde, mais moléculas de CO2 serão retiradas da atmosfera – é o chamado sequestro de carbono. Chamamos a atenção aqui para que você, vestibulando, atente-se para o fato de que os biocombustíveis também são poluidores; a diferença está na reutilização do CO2.

Acompanhe diariamente a publicação de provas resolvidas no site.

Vestibulando Web - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.
Dica biologia Fuvest 2010

Ponto.Br