erros nas Provas do enem 2010

Inep abrirá espaço para alunos fazerem requerimentos


Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon

Erros de impressão nas provas do Enem podem ter prejudicado estudantes

07/11/2010

Muitos estudantes relataram que não foram orientados adequadamente em relação ao erro que houve na impressão das folhas de respostas das provas do Enem ocorridas ontem. A ordem das questões estava correta, mas o título do cabeçalho foi impresso trocado.

Diante disso, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) prometeu disponibilizar nos próximos dias um formulário para que os estudantes possam requerer uma correção diferenciada para a sua prova. O formulário será disponibilizado no endereço: www.enem.inep.gov.br

Em coletiva à imprensa, o Inep assegurou que o mesmo erro não ocorrerá para as provas deste domingo. E afirmou que uma orientação quanto ao erro foi repassada aos aplicadores das provas em todas as 128 mil salas onde ocorreu o Enem. Os alunos deveriam ter sido orientados a desconsiderar o cabeçalho e seguir a ordem das questões normalmente. Ainda segundo o presidente do Inep, Joaquim Soares Neto, nenhum estudantes será prejudicado. "Se preencheu ao contrário, a correção será feita de forma invertida”, afirmou.

Além desse problema, os cadernos de prova da cor amarela tiveram problemas de impressão, apresentando questões repetidas ou falta delas. O Inep também garantiu que os estudantes prejudicados terão como fazer um requerimento.

A procuradora Maria Luíza Grabner, do Ministério Público Federal em São Paulo informou que o problema na impressão do cartão de resposta do Enem pode levar à anulação da prova, segundo divulgou o jornal Estado de Minas deste domingo. Os promotores devem avaliar as denúncias, as falhas na impressão e aplicação da prova e, caso seja constatado que houve dano coletivo, eles podem entrar com uma ação civil pública pedindo que o exame seja suspenso - informa a matéria. Além disso, os estudantes que tiveram despesas com viagens para fazer a prova poderão pedir indenizações na hipótese da prova ser anulada.

Leia mais...

» Informações sobre o Enem
» Edital do Enem 2013
» Informações sobre o SiSU
» Informações sobre o ProUni
» Siga a VestibulandoWeb no Twitter
» Siga a VestibulandoWeb no Facebook

Vestibulando Web - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.
Problemas Provas Enem 2010

Ponto.Br