FEI na fórmula SAE

Estudantes da FEI representam o Brasil na Fórmula SAE, em Michigan


Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon

Estudantes da FEI representam o Brasil na Fórmula SAE, em Michigan

Atualizada em: 08/05/2011

Os Estudantes da FEI já estão nos Estados Unidos para representar o Brasil na Fórmula SAE Michigan, competição que acontecerá de 11 a 14 de maio, em Brooklyn, Michigan, com a participação de mais de 100 equipes de várias partes do mundo. A FEI ganhou o direito de representar o Brasil em novembro do ano passado, quando conquistou o tetracampeonato da 7ª Competição Fórmula SAE BRASIL- PETROBRAS, realizada Americana (SP).
Para participar das competições da modalidade, todas as equipes são desafiadas a projetar e construir veículos tipo Fórmula, de acordo com as regras estabelecidas pela SAE. Os protótipos são avaliados nos quesitos técnicos (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica dos veículos) e provas dinâmicas, que incluem testes de aceleração, frenagem, manobrabilidade e desempenho em pista.


- FEI Portas Abertas 2011: apresentação do campus aos estudantes

- VestibulandoWeb é convidada para cobertura da 1ª Edição do FEI Portas Abertas

- Calendário do Vestibular de Inverno FEI 2011


O carro da FEI, o RS5, foi aperfeiçoado em relação ao antecessor, o RS4, com modificações na parte dianteira do chassi e da carroceria que foram alteradas em função da fixação da nova suspensão. “Com as modificações, nosso objetivo é melhorar o desempenho dos pneus nas curvas”, destaca o capitão da equipe da FEI, Lucas Kira. Outra alteração estrutural feita especialmente para a competição internacional foi na suspensão traseira para melhorar a rigidez.

FEI na Fòrmula SAEO protótipo pesa 170 kg e está mais leve graças à otimização de componentes e mudanças no conjunto de rodas e pneus, e nos sistemas de injeção eletrônica e escapamento. O carro também possui sistema de telemetria, desenvolvido pelos próprios alunos dentro dos laboratórios da FEI, que permite a transmissão de informações sobre o funcionamento do carro durante o enduro entre box e veículo.

Por meio do sistema, a equipe que está fora da pista recebe informações do carro, como velocidades das rodas dianteiras e traseiras em tempo real, e orienta o piloto por meio de rádio sobre a regulagem de balanço do freio, que pode variar durante uma prova e pode ser regulado pelo piloto durante a prova. Outras informações transmitidas das pistas para os boxes pelo sistema de telemetria são sobre rotação e temperatura do motor e do ar.

Após a competição internacional, os alunos da FEI terão mais um importante desafio pela frente: a competição nacional Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS 2011, programada para acontecer de 18 a 20 de novembro, novamente em Americana.
Fonte: FEI

Leia mais...

» Informações sobre o Enem
» Edital do Enem 2013
» Informações sobre o SiSU
» Informações sobre o ProUni
» Siga a VestibulandoWeb no Twitter
» Siga a VestibulandoWeb no Facebook

Vestibulando Web - Copyright 1999-2011. Todos os direitos reservados.
FEI na Fòrmula SAE 2011

Ponto.Br