VestibulandoWeb

Fuvest 2017: Lista de obras obrigatórias


Fuvest 2017: Lista de obras obrigatórias

Fuvest divulga livros obrigatórios para os próximos três vestibulares. Fuvest 2017, Fuvest 2018 e Fuvest 2019

A Fuvest divulgou a lista de obras obrigatórias para o vestibular da Universidade de São Paulo e da Santa Casa. Confira os títulos:

FUVEST 2017
Iracema ‐ José de Alencar;
Memórias póstumas de Brás Cubas ‐ Machado de Assis;
O cortiço ‐ Aluísio Azevedo;
A cidade e as serras ‐ Eça de Queirós;
Capitães da Areia ‐ Jorge Amado;
Vidas secas ‐ Graciliano Ramos;
Claro enigma ‐ Carlos Drummond de Andrade;
Sagarana ‐ João Guimarães Rosa;
Mayombe ‐ Pepetela.

Comparando à lista do ano anterior, há livros diferentes: 'Iracema', de José de Alencar, substitui 'Til', do mesmo autor. 'Claro enigma', de Carlos Drummond de Andrade, entra no lugar de 'Sentimento do mundo', também escrito pelo poeta. 'Sagarana', de João Guimarães Rosa, e 'Mayombe', de Pepetela, passam a ser cobrados. Saem da lista, além dos já citados: 'Memórias de um sargento de milícias', de Manuel Antônio de Almeida, e 'Viagens na minha terra', de Almeida Garrett.

A Fuvest também divulgou as leituras obrigatórias para os vestibulares de 2018 e 2019:

Fuvest 2018
Iracema ‐ José de Alencar;
Memórias póstumas de Brás Cubas ‐ Machado de Assis;
O cortiço ‐ Aluísio Azevedo;
A cidade e as serras ‐ Eça de Queirós;
Vidas secas ‐ Graciliano Ramos;
Minha vida de menina ‐ Helena Morley;
Claro enigma ‐ Carlos Drummond de Andrade;
Sagarana ‐ João Guimarães Rosa;
Mayombe ‐ Pepetela.

Fuvest 2019
Iracema‐ José de Alencar;
Memórias póstumas de Brás CubasMachado de Assis;
A relíquia ‐ Eça de Queirós;
O cortiço‐ Aluísio Azevedo;
Vidas secasGraciliano Ramos;
Minha vida de menina‐ Helena Morley;
Claro enigma‐ Carlos Drummond de Andrade;
Sagarana ‐ João Guimarães Rosa;
Mayombe‐ Pepetela.

MECFlix

Fuvest 2017: Lista de obras obrigatórias

Com apenas alguns cliques, o estudante também terá à sua disposição vídeos sob demanda no MECFlix, com estreia prevista para 30 de abril, ou seja, após o primeiro simulado. Estarão disponíveis nessa biblioteca de videoaulas notícias atualizadas sobre o Enem, além de um programa diário produzido pela TV Escola e ainda acesso gratuito a uma plataforma de estudo personalizado de preparação para o Enem.

Hora do Enem na TV

Com estreia prevista para maio, o novo programa da grade da TV Escola ajudará na preparação dos estudantes interessados em fazer o Enem deste ano, com dicas de especialistas, vídeos realizados por parceiros do setor educacional, comentários de professores experientes e muito mais.

Com duração de meia hora, o “Hora do Enem” será exibido todos os dias às 18 horas, com reprises às 7 horas e 13 horas e no fim de semana. Mais de 40 canais de todo o Brasil, entre TVs universitárias e canais Estaduais, irão reproduzir o programa em suas grades.

Plataforma Hora do Enem

Aplicativo disponível para web e android que reúne centenas de vídeo-aulas e milhares de exercícios abrangendo toda a matriz de conteúdo do Enem. A plataforma permitirá um diagnóstico individual e um plano de estudos personalizado para cada estudante, com base no curso desejado e nas necessidades específicas.

O aplicativo ainda permitirá que os gestores das redes públicas e o Ministério da Educação acompanhem o progresso dos alunos até a realização do Enem. Os dados poderão ser utilizados para aprimorar o ensino e direcionar medidas de melhoria na educação pública.

Fonte: Portal Brasil, com informações do MEC

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: Facebook, Google+ e Twitter. Compartilhe este material nas redes sociais.

ENEM 2016

O Exame Nacional do Ensino Médio, edição 2016, tem suas inscrições sendo realizadas em maio ou junho. Fique atento na divulgação do edital do ENEM 2016. Previsão é de que as provas do exame sejam realizadas em outubro ou novembro.

SiSU 2016

A partir da nota do Enem 2015 os candidatos puderam concorrer a uma vaga em Instituições de Ensino Superior. As inscrições foram realizadas de 11 a 14 de janeiro. Confira o cronograma do SiSU 2016.