pism iii e vestibular ufjf 2010

pism III e vestibular ufjf 2010


Provas do Pism III e do Vestibular 2010 começam segunda-feira

Medicina tem 75,73 candidatos por vaga e bate recorde histórico

20/12/2009

     A maratona de provas do vestibular com a maior concorrência da história da UFJF será aberta nesta segunda-feira, dia 21, a partir das 14h. A seleção tradicional, que traz estatísticas como a de medicina, cuja disputa chega a 75,73 candidatos por vaga, acontece junto com o Pism III e reúne, somente em Juiz de Fora, 12.499 candidatos. A aglomeração promete reflexos no trânsito, comércio, transporte público, entre outros setores. O intenso movimento de carros, potencializado pela proximidade com o Natal, é, inclusive, a grande preocupação da Comissão Permanente de Seleção (Copese) em relação a esta edição do concurso. O diretor do órgão, José Maria Guerra, faz questão de frisar que será preciso sair bem mais cedo de casa para evitar transtornos, e, principalmente, a perda da prova. “A tolerância de atraso é de apenas 15 minutos. Como o fluxo do transporte coletivo e particular já foi bem complicado no Pism, estamos fazendo este alerta.” Outro chamado diz respeito ao uso do celular. Na última sexta-feira, um aluno foi excluído do módulo II do Pism depois de seu aparelho tocar em sala de aula.

     A avaliação deste ano está completamente reformulada. Pela primeira vez, as provas da primeira e segunda fase do vestibular acontecem em dias consecutivos. O rearranjo do modelo anterior foi preciso depois que as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vazaram, foram remarcadas e tiveram nova data coincidente com a primeira fase da seleção local. O desempenho dos estudantes no Enem, aliás, será aproveitado pela universidade, de forma inédita. Quem concorre a uma vaga na federal poderá escolher a maior nota - da primeira fase do vestibular ou da prova do Governo - para ingressar na disputa. Este também é o primeiro ano que todos os concorrentes, independente da relação candidato por vaga do curso pretendido, precisam obrigatoriamente fazer a primeira etapa e que esta terá peso 50% no cálculo do resultado final e não será apenas classificatória. Já em relação à segunda fase, haverá especialização. As perguntas abertas cobradas serão de disciplinas específicas da área de conhecimento ao qual pertence o curso escolhido pelo aluno.

 

Novos cursos

A seleção 2010 conta com três novos cursos - engenharia mecânica, bacharelado interdisciplinar de ciências humanas e ciências da religião - e cinco novas habilitações - sistemas eletrônicos, energia, robótica e automação industrial, sistemas de potência e telecomunicações. Por causa destas novas oportunidades e também da ampliação de outras graduações já existentes há, este ano, 530 novas vagas para quem, a partir de amanhã, coloca conhecimento, emoção e esperança, literalmente, na ponta do lápis. Ao todo, são oferecidas 3.028 vagas.

 

Graduações mais disputadas, segundo grupos*

 

Grupo A

Grupo B

Grupo C

Vestibular

Medicina: 75,73

Direito Diurno: 21,66

Psicologia: 15,67

Medicina: 18,24

Psicologia: 14,08

Com. Social noturno: 10,11

Medicina: 18,14

Psicologia: 12,75

Serviço Social noturno: 11,33

PISM III

Medicina: 6,54

Administração noturno: 6,17

Direito diurno: 5,53

Psicologia: 5,33

Engenharia Elétrica (habilitação em robótica e automação industrial): 4,75

História Diurno e Odontologia: 4,33

Psicologia: 6

Administração noturno: 4,5

Enfermagem: 4,33

* Grupo A: estudantes que se autodeclararam negros e estudaram pelo menos sete anos na escola pública, sendo três no ensino médio

* Grupo B: oriundos de sete anos de escolas públicas, três deles no ensino médio.

* Grupo C: não cotistas

 

     O Pism III e o Vestibular 2010 tiveram um aumento no número de candidatos disputando uma vaga nos grupos A e B, que são os grupos referentes aos cotistas. Um outro ponto que chama a atenção é a grande diferença na concorrência entre o Vestibular convencional e o PISM III.

Sendo assim, vale chamar a atenção dos estudantes para que se dediquem na realização das provas do PISM I e PISM II, uma vez que a concorrência no PISM III normalmente é menor do que o vestibular convencional.

 

PISM III UFJF Vestibular 2010

Vestibulando Web - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.
PISM III UFJF Vestibular 2010

Ponto.Br