Vestibulandoweb

A opção Certa!


Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon

Informações sobre vestibular

Medo na hora da escolha do curso. O que fazer?

    

 O momento de escolha profissional, assim como qualquer tomada de decisão no dia-a-dia – desde as mais simples -, envolve sentimentos que na maioria das vezes são difíceis de controlar.

     Sabemos que todos nós, em algum momento de nossa vida, somos obrigados a tomar decisões complicadas, o que gera grande insegurança. E nestes momentos de escolha nos deparamos com possibilidades que apresentam pontos positivos e negativos. Devemos nos lembrar sempre que, qualquer que seja a situação, a gente vai pisar em terreno novo e, portanto, é normal esta insegurança. Na verdade estas possibilidades causam medo porque nos trazem o desconhecido.

     De forma a tomar uma decisão mais segura, procure conhecer melhor cada uma das possibilidades. Primeiramente pense em você mesmo (autoconhecimento) e procure entender todo o contexto (econômico, social e político) no qual aquela escolha está inserida.

     Uma vez conhecida as possibilidades, chegou o momento de tomar a decisão. A partir de agora todo o sucesso depende principalmente da forma como você vai enfrentar as novas situações. Queremos dizer com isto que há a necessidade de se batalhar para que a decisão tomada seja realmente a decisão correta. Independente do curso escolhido, o sucesso não será alcançado se não batalhar pelo futuro que deseja.

     Tomada a decisão, ninguém vai lhe garantir que foi a correta, que vai realmente gostar do curso escolhido. Mas, com certeza, refletindo sobre as possibilidades antes de tomar a decisão, aumentará a chance do sucesso ser alcançado.

     E um ponto importantíssimo que devemos ressaltar é que, uma tomada de decisão errada na escolha do curso não significa o fim do mundo. Mesmo que se “perca” alguns semestres ou anos até que se tenha certeza que a decisão tomada foi errada, há a possibilidade de se iniciar tudo novamente. E com certeza, neste momento, a maturidade adquirida ajudará muito no próximo passo da caminhada.

Dicas Pré-Vestibular

Época de vestibular e os alunos se agitam devido à ansiedade pela busca da tão desejada vaga no Ensino Superior. E neste momento, iniciam-se as cobranças por tudo aquilo que deixou de fazer ao longo do ano, e que pode ser decisivo na hora da prova. Sendo assim, algumas dicas podem auxiliá-lo nesta árdua tarefa de se preparar para o vestibular, não o deixando cometer os mesmos erros que a grande maioria dos pré-vestibulandos cometem. Leia mais...

Compartilhe este site com seus amigos!

Vestibulando Web - Copyright 1999-2008. Todos os direitos reservados.
Quem Somos? | Publicidade | Política de Privacidade

Ponto.Br