vestibular UFPA 2013

Calendário do Vestibular UFPA 2013


Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon

Inscrições para o Vestibular UFPA 2013

Atualizada em: 20/09/2012

A Universidade Federal do Pará (UFPA) está recebendo as inscrições para o Vestibular 2013. O prazo teve início nesta quarta-feira, dia 19, e termina às 22h do dia 10 de outubro. O vestibular é exclusivo para inscritos na edição de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), pois a prova do Ministério da Educação corresponde à primeira fase do PS 2013.


- Inscrição UFPA 2013


O valor da taxa de inscrição é de R$ 50 até o dia seguinte ao término das inscrições. Os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar isenção de taxa até as 22h do dia 26 de setembro, pelo endereço www.ceps.ufpa.br. A relação de isentos de taxa será divulgada a partir de 5 de outubro.

O PS 2013 visa preencher 7.548 vagas em 179 opções de cursos, sendo 4.128 vagas para cursos em Belém e 3.420 para o interior do Pará (Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Capanema, Castanhal, Marabá, Soure, Tucuruí, Tomé-Açu, Parauapebas, Baião, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Oeiras do Pará e Uruará). Outras 1.021 vagas adicionais poderão ser criadas para indígenas, pessoas com necessidades especiais, quilombolas e para os cursos de Educação no Campo e Etnodesenvolvimento.

De acordo com a Política de Ação Afirmativa da UFPA, metade das vagas é destinada a candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Entre as vagas reservadas, 40% são para candidatos negros ou pardos e 25% para membros de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por pessoa (R$ 933).

Este programa atende à Lei das Cotas no que diz respeito ao número de vagas, mas não atende no modelo de ingresso. A lei diz que o ingresso dos cotistas deve ser feito exclusivamente pelo Enem, mas no caso da UFPA os cotistas devem fazer o Enem e também as provas do vestibular, assim como os demais candidatos. Em contato feito pelo Brasil Escola, a direção do Centro de Processos Seletivos (Ceps) disse não conhecer essa determinação da lei.


Seleção

As provas da segunda fase serão realizadas no dia 9 de dezembro, das 14h às 18h, e será composta de 55 questões de múltipla escolha, referentes a 11 disciplinas do ensino médio, com cinco questões de cada uma delas: português, matemática, história, geografia, física, química, biologia, literatura, filosofia, sociologia e língua estrangeira.

Os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Música e Teatro terão que fazer também o Exame de Habilidades Específicas (EHE), no dia 18 de novembro. O resultado desse exame será divulgado no dia 22 seguinte. O Cartão de Inscrição, com os locais de prova da segunda fase estará disponível para acesso a partir de 26 de novembro.

A UFPA não divulgou a data do resultado do PS 2013. A nota final do vestibular será a soma do desempenho obtido no Enem 2012 com a pontuação conseguida nas provas do PS 2013. Mais informações pelo telefone (91) 3201-726 ou pelo e-mail ceps@ufpa.br.

Leia mais...

» Informações sobre o Enem
» Edital do Enem 2013
» Informações sobre o SiSU
» Informações sobre o ProUni
» Siga a VestibulandoWeb no Twitter
» Siga a VestibulandoWeb no Facebook

Vestibulando Web - Copyright 1999-2012. Todos os direitos reservados.
Vestibular UFPA 2013

Ponto.Br