Questões comentadas sobre Água

Atualizada em: 18/02/2017

Prepare-se para o Enem e Vestibular resolvendo questões sobre Água. Exercícios comentados sobre Água.

Água

01) (PAS – UFLA/2016)  O fato de alguns insetos se locomoverem sobre a superfície da água e algumas espécies de plantas crescerem por cima da superfície da água é resultado de um fenômeno físico denominado:

A) Densidade

B) Tensão superficial

C) Capacidade térmica

D) Temperatura de fusão

02) (Pism – UFJF/2014)  A maior parte dos seres vivos é constituída por água, responsável por 70 a 85% de sua massa. Considere as afirmativas abaixo relacionadas às propriedades físico-químicas da água.

I) A molécula de água é polarizada, ou seja, apesar de ter carga elétrica total igual a zero, possui carga elétrica parcial negativa na região do oxigênio e carga elétrica parcial positiva na região de cada hidrogênio.

II) Na água em estado líquido, a atração entre moléculas vizinhas cria uma espécie de rede fluida, em contínuo rearranjo, com pontes de hidrogênio se formando e se rompendo a todo momento.

III) A tensão superficial está presente nas gotas de água, sendo responsável pela forma peculiar que elas possuem.

IV) O calor específico é definido como a quantidade de calor absorvida durante a vaporização de uma substância em seu ponto de ebulição.

Assinale a alternativa que contenha todas as afirmativas CORRETAS.

A) I e III

B) II e IV

C) I, II e III

D) I, II e IV

E) I, III e IV

03) (Cefet-MG/2015)  O ovo é um recipiente biológico perfeito que contém material orgânico e inorgânico em sua constituição. Um de seus componentes é a clara ou albúmen, formada predominantemente por água e também por proteínas. Caso a galinha se reproduza antes da liberação do óvulo ocorrerá a formação de um embrião no interior do ovo. Porém, para que este se desenvolva é necessária uma transferência de calor, que ocorre durante o período em que essas aves chocam os ovos.

Disponível em: <http://super.abril.com.br&gt;. Acesso em 21 abr. 2015. (Adaptado).

Caso a galinha saia do ninho temporariamente durante esse período, o desenvolvimento do embrião não cessará em virtude da água no interior do ovo:

A) Diluir substâncias tóxicas.

B) Ser um solvente universal.

C) Possuir um alto calor específico.

D) Participar de reações de hidrólise.

E) Apresentar elevado valor nutricional.

04) (UTFPR) A água apresenta inúmeras propriedades que são fundamentais para os seres vivos. Qual, dentre as características a seguir relacionadas, é uma propriedade da água de importância fundamental para os sistemas biológicos?

A) Possui baixo calor específico, pois sua temperatura varia com muita facilidade.

B) Suas moléculas são formadas por hidrogênios de disposição espacial linear.

C) Seu ponto de ebulição é entre 0 e 100 °C.

D) É um solvente limitado, pois não é capaz de se misturar com muitas substâncias.

E) Possui alta capacidade térmica e é solvente de muitas substâncias.

05) (UFMG) Durante uma competição esportiva, observa-se uma intensa sudorese nos atletas, que tem como principal função:

A) Aliviar a excreção renal.

B) Controlar a pressão arterial.

C) Eliminar os resíduos metabólicos.

D) Manter a temperatura corporal.

Resolução das Questões sobre Água

01) Os líquidos têm, como característica, uma película (uma fina membrana “elástica”) na superfície, que constitui a chamada tensão superficial que, no caso da água, é elevada. É graças a ela que alguns animais conseguem sobreviver sobre a lâmina d’água.

Resp.: B

02)

I. Verdadeiro.

II. Verdadeiro.

III. Verdadeiro.

IV. Falso. O calor específico é a quantidade de calor que deve ser fornecida a 1g de certo material para que sua temperatura se eleve em 1°C.

Resp.: C

03) A água possui um elevado calor específico, o que faz com que a sua variação de temperatura seja bastante lenta (em condições normais). Assim, quando a galinha sai de cima dos ovos para se alimentar, a variação térmica dentro do ovo é muito reduzida devido ao elevado calor específico da água presente na clara.

Resp.: C

04) A água é considerada um solvente universal, devido à grande capacidade de dissolver uma enorme quantidade de solutos. Seu ponto de fusão é de 0°C (à pressão de 1 atm) e seu ponto de ebulição é de 100°C (à pressão de 1 atm). A molécula de água é polar e possui geometria angular.

Resp.: E

05) O suor é rico em água, líquido com elevado calor específico. A água presente no suor rouba calor do corpo (e do meio ambiente) e evapora, provocando o resfriamento do corpo.

Resp. : D

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: Facebook, Google+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você
Comentários