toxina botulinica

Toxina botulinica


Toxina botulinica e as clínicas de estética

Créditos: Evandro M. de Oliveira*
www.vestibulandoweb.com.br

Toxina Botulinica

    O Botox® é o nome comercial da toxina botulinica, extraída da bactéria Clostridium botulinum, aquela mesmo, que se desenvolve em enlatados mal higienizados, responsável pela grave doença denominada de botulismo.

     A grande onda do momento é o uso da toxina botulínica para corrigir as marcas de expressão e rugas deixadas pelo tempo. Para que uma fibra muscular contraia, precisa receber um recado da fibra nervosa. A comunicação entre uma fibra nervosa e uma fibra muscular é uma sinapse neuro-muscular, também denominada de placa motora.

    toxina botulinica    

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

     A característica marcante das sinapses é a ausência de contato físico entre as partes envolvidas. Para que a fibra muscular seja excitada, substâncias químicas denominadas de neurotransmissores são liberadas na fenda sináptica; ao atingirem a membrana plasmática da fibra muscular, excitam-na. Um dos neurotransmissores envolvidos no mecanismo contrátil é a acetilcolina.  A toxina botulínica, usada nas clínicas de estética como o nome comercial de BOTOX®, impede a liberação de acetilcolina na fenda sináptica, o que impede a contração muscular, promovendo  a suavização das rugas e marcas de expressão.

     Os efeitos do tratamento não são permanentes. Há declarações que eles duram de três a oito meses.  O FDA (Food and Drug Administration; agência norte-americana que regula produtos alimentícios e farmacêuticos) recomenda que a toxina botulinica (BOTOX®) não seja injetada mais freqüentemente do que uma vez a cada três meses, e que a menor dose efetiva seja usada.

 

*Evandro M. de Oliveira é Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas pela UFV-MG, e Pós-Graduado em Biologia pela UFLA-MG. Professor do Ensino Médio e Pré-Vestibulares desde 1988.

Vestibulando Web ® - Copyright 1999-2011. Todos os direitos reservados.
- Toxina Botulinica

Ponto.Br