- GABARITO - PORÍFEROS E CNIDÁRIOS -
01 - C 06 - D 11 - A
02 - D 07 - C  
03 - B 08 - E  
04 - E 09 - A  
05 - D 10 - C  

12) a) Ácon, sícon e lêucon.
    b) O tipo mais simples é o áscon, em forma de vaso, com uma cavidade no interior, aberta em cima pelo ósculo. A parede possui três camadas: epiderme, mesênquima e endoderme, e é interrompida pelos poros que dão penetração à água com o alimento que é recolhido pela camada de coanócitos da endoderme.
13) Os cnidários são animais com dois folhetos embrionários (diblásticos), que usam cnidoblastos para a captura das presas. A digestão começa na cavidade gastrovascular (digestão extracelular) e termina no interior da célula (digestão intracelular). Os resíduos são eliminados pela boca, já que esses animais não possuem anûs.
14) Porque possuem cnidoblastos, que são células capazes de injetar um líquido tóxico quando entram em contato com outro organismo.
15) a) Em ambos ocorre metagênese ou alternância de gerações nos ciclos de vida.
    b) Nesses ciclos ocorre uma alternância de gerações sexuadas e assexuadas. Entretanto, nos musgos e nas samambaias, a fase sexuada é haplóide e a fase assexuada é diplóide. Nos cnidários, tanto a fase sexuada (medusa) como a assexuada (pólipo) são diplóides.