- GABARITO - PISM 2002 - MÓDULO II -

01)
a) O candidato deverá associar o pequeno porte dos musgos à ausência de tecidos condutores, e o maior porte das pteridófitas (samambaias) à presença de xilema e floema (tecidos especializados de condução).

b) Sim. O candidato deverá relacionar o fato de os gametas masculinos de ambos os grupos serem flagelados e portanto dependentes do meio líquido para a locomoção até à oosfera (gameta feminino), promovendo a fecundação.

c) O candidato deverá relacionar a presença de frutos à maior proteção das sementes ou a uma maior eficiência na dispersão destas; a presença de flores com características que possam atrair diversos polinizadores; ou ainda, a presença de tecidos vasculares especializados tornando o sistema de condução mais eficiente.

02)
a) O candidato deverá dizer que o caramujo é hospedeiro intermediário do esquistossomo (Schistosoma mansoni), um platelminto endoparasita que provoca a doença conhecida como esquistosomose, xistoma ou doença do caramujo.
b) O candidato deverá correlacionar as glândulas pedidas com suas respectivas funções: as gândulas sudoríparas, produtoras de suor, ajudam a diminuir a temperatura do corpo e as glândulas sebáceas, produtoras de gordura que lubrifica os pêlos e a pele.
c) As adaptações foram o desenvolvimento do papo e a divisão do estômago em duas partes: químico (ou pro-ventrículo) e mecânico (ou moela).
d) A bexiga natatória nos peixes ósseos tem função hidrostática, permitindo ao peixe manter o equilíbrio, ou seja, estabilizar, em diferentes profundidades sem grande esforço muscular.