- GABARITO - POLUIÇÃO e DESEQUILÍBRIOS AMBIENTAIS -
01 - D 03 - B 05 - D 07 - C 09 - A
02 - B 04 - C 06 - D 08 - D 10 - C

11) a)
    b) No ponto 2 ocorrerá uma grande mortandade da população de peixes, em função da falta deste gás. No entanto a população tende a se recuperar a partir do ponto 4.
12) As queimadas provocam a destruição da vegetação, deixando o solo nu e desprotegido. Sem a proteção da cobertura vegetal, o solo, sob a ação de fortes chuvas, sofrerá erosão e perda de nutrientes, tornando-se pobre e estéril.
13) a) Porque a concentração inicial de mercúrio na água deveria ser muito baixa.
b) Poderíamos analisar a concentração dessa substância nos organismos situados nos últimos níveis tróficos, onde a concentração de não-biodegradáveis tende a se acumular com o tempo.
14) O solo fica mais exposto à erosão, uma vez que a monocultura não o protege tão bem como a vegetação natural. Além disso, suas raízes, mais superficiais, não absorvem os sais minerais das camadas profundas do solo e não há a reposição da matéria orgânica no solo para a reciclagem.
15) Intoxicação de plantas e animais, inclusive do próprio homem, levando a doenças e morte; desequilíbrios na cadeia alimentar, pela morte de predadores.