Biologia

Questões sobre Histologia Animal

01) (UFV) Com relação ao tecido epitelial, analise os itens I, II e III e assinale a alternativa CORRETA:

I – Possui células justapostas, com pouca ou nenhuma substância intercelular.
II – Desempenha as funções de proteção, revestimento e secreção.
III – É rico em vasos sanguíneos, por onde chegam o oxigênio e os nutrientes para suas células.

A) Somente I e III são verdadeiros.
B) Somente II e III são verdadeiros.
C) Somente I e II são verdadeiros.
D) Somente um deles é verdadeiro.
E) Todos são verdadeiros.

02) (UFU)Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.

I- A epiderme humana tem vários estratos ou camadas. No limite com a derme fica o estrato germinativo, cujas células estão em contínuas mitoses.
II- Entre as células do estrato basal ou germinativo da epiderme humana, se infiltram células especiais, muito ramificadas, os melanócitos, produtores de melanina, o pigmento que dá cor à pele.
III- Na hipoderme humana, a região mais profunda da derme, fica o tecido adiposo subcutâneo, uma camada de gordura cuja espessura depende da parte do corpo e do estado de nutrição da pessoa.
IV- A camada superficial da epiderme humana é cornificada. Abaixo do estrato germinativo as células parenquimáticas estão em contínuas meioses.

A) I, II e III são corretas.
B) Apenas I e III estão corretas.
C) I, II e IV são corretas.
D) Somente a II está correta.

03) (UFJF) O tecido ósseo é um tipo de tecido conjuntivo que funciona como depósito de cálcio e outros íons. Dentre os mecanismos existentes para a mobilização do cálcio, está a ação do hormônio da paratireoide sobre o tecido ósseo que provoca o aumento no número de determinadas células. Estas células são capazes de reabsorverem a matriz óssea provocando a liberação do cálcio. A partir dessa informação, pode-se concluir que as células mencionadas são:

A) osteoblastos;
B) osteócitos;
C) osteoclastos;
D) condroblastos.

04) (São Lucas – RO/2016) O tecido nervoso forma órgãos que em conjunto constitui o sistema nervoso. Sua origem é ectodérmica e as principais células que o compõem são os neurônios. Porém, além dos neurônios, o tecido nervoso é formado por outras células. Por exemplo, na parte central do sistema nervoso onde se encontram o cérebro e o cerebelo, as células cujas bainhas envolvem os axônios formando fibras denominam‐se:

A) Miócitos.
B) Osteócitos.
C) Condrócitos.
D) Oligodendrócitos.
E) Nódulos de Ranvier.

05) (UNIPAC) Suponha que um médico, analisando um hemograma, tenha detectado que certo indivíduo apresentava anemia, tendência a hemorragia e infecção. Considerando seu conhecimento sobre os elementos figurados do sangue, assinale a alternativa referente ao número (maior ou menor) desses elementos que permitiu ao médico a conclusão sobre os problemas do paciente em questão.

Hemácias
Plaquetas
Leucócitos
A)
B)
C)
D)
E)
menor

06) (FUVEST) A alergia é uma hipersensibilidade desenvolvida em relação a determinadas substâncias, os alergênicos, que são reconhecidos por um tipo especial de anticorpos. A reação alérgica ocorre quando as moléculas do alergênico.

A) ligam-se a moléculas do anticorpo presas à membrana dos mastócitos, que reagem liberando histaminas.
B) desencadeiam, nos gânglios linfáticos, uma grande proliferação de linfócitos específicos.
C) são reconhecidas pelas células de memória, que se reproduzem e fabricam grande quantidade de histaminas.
D) ligam-se aos anticorpos e migram-se para os órgãos imunitários primários onde são destruídos.
E) são fagocitados pelos mastócitos e estimulam a fabricação das interleucinas.

07) (Unipac  O esquema representa um fragmento da epífise do tecido ósseo humano.

Em relação ao tecido, todas as estruturas estão presentes, EXCETO:

A) O sistema de Havers, com canal e osteócitos.
B) O osso esponjoso, onde se localiza a medula óssea vermelha.
C) Osso compacto, formado por uma inorgânica e uma parte orgânica.
D) O pericôndrio, tecido conjuntivo que reveste o osso.

08) (Enem/2017) O diclorodifeniltricloroetano (DDT) é o mais conhecido dentre os inseticidas do grupo dos organoclorados, tendo sido largamente usado após a Segunda Guerra Mundial para o combate aos mosquitos vetores da malária e do tifo. Trata-se de um inseticida barato e altamente eficiente em curto prazo, mas, em longo prazo, tem efeitos prejudiciais a saúde humana. O DDT apresenta toxicidade e característica lipossolúvel.

D’AMATO, C; TORRES, J. P. M.; MALM, O. DDT (diclorodifeniltricloroetano): toxicidade e contaminação ambiental — uma revisão. Química Nova, n. 6, 2002 (adaptado).

Nos animais, esse composto acumula-se, preferencialmente, no tecido
A) ósseo.
B) adiposo.
C) nervoso.
D) epitelial.
E) muscular.

09) (Unirio) É constituído por células uninucleadas que possuem núcleos centrais. Em seu citoplasma encontramos miofibrilas, formando discos claros e escuros. Para formar o tecido, essas células se colocam em continuidade umas com as outras, sendo que a adesão entre elas, feita pelos discos intercalares, apresenta contrações rápidas e involuntárias.

Essa é a descrição do tecido:
A) epitelial
B) conjuntivo
C) muscular estriado cardíaco
D) muscular não estriado
E) muscular estriado esquelético

10) (PUCMG) Sobre os neurônios, foram feitas as seguintes afirmações:
I. Os neurônios podem ser de dois tipos: motores ou voluntários; sensitivos ou autônomos.
II. O sentido normal de condução do impulso nervoso é dendrito, corpo celular, axônio.
III. A despolarização da membrana, que é a condução do impulso nervoso, é um processo em que ocorre gasto de ATP.
IV. Uma célula em repouso apresenta-se polarizada.
V. Bainha de mielina aumenta a velocidade de condução do impulso nervoso.

Sobre as afirmações, pode-se concluir que:
A) apenas II e IV estão corretas.
B) apenas I, II e V estão corretas.
C) apenas II, III e V estão corretas.
D) apenas II, IV e V estão corretas.
E) todas estão corretas.

11) (IFSC/2015) Uma característica importante dos seres pluricelulares é a divisão de trabalho entre suas células. No corpo humano, por exemplo, há mais de 200 tipos de grupos de células que cooperam entre si e garantem a sobrevivência do organismo. Cada grupo de células reunidas e executando uma função específica é chamado tecido. A parte da Biologia responsável por seu estudo é a histologia (histos = tecidos; logos = estudo). De acordo com os tipos de célula de que são formados e da substância intercelular, os tecidos animais são classificados em quatro grupos principais: epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso.
FONTE: Linhares, S. Gewandsznajder, F. Biologia hoje. 2ª ed. v. I. São Paulo: Ática, 2013.

Sobre os tecidos animais, assinale no cartão-resposta a soma da(s) proposição(ões) correta(s).
01. A epiderme possui somente função de revestimento do corpo humano. É formada por um epitélio pseudoestratificado e pavimentoso.
02. Os tecidos conjuntivos têm origem ectodérmica. Caracterizam-se morfologicamente por apresentarem diversos tipos de células imersas em pouca quantidade de material extracelular, substância amorfa ou matriz, que é sintetizada pelas próprias células do tecido.
04. Em um neurônio, os estímulos se propagam sempre no mesmo sentido: são recebidos pelo corpo celular, seguem pelo dendrito, percorrem o axônio e, da extremidade deste, são passados à célula seguinte.
08. O tecido muscular estriado cardíaco possui contração rápida, forte e involuntária, o tecido muscular liso, contração lenta, fraca e involuntária; e o tecido muscular estriado esquelético contração forte, rápida e voluntária.
16. No interior de vários ossos existe a medula óssea, comumente chamada tutano. A medula óssea vermelha é um tecido mole responsável pela produção das células do sangue.

Soma das alternativas corretas:

12) (UFMG) Células provenientes de um indivíduo foram examinadas ao microscópio e revelaram diferenças estruturais, que podem ser observadas nestas representações esquemáticas:

Todas as alternativas apresentam diferenças entre essas células, EXCETO:

A) Genes que possuem.
B) Tecidos a que pertencem.
C) Forma ou localização dos seus núcleos.
D) Funções que realizam.

13) (PUCRJ) Qual das alternativas abaixo apresenta uma afirmação incorreta?
A) O tecido epitelial é formado por células justapostas com pouca matriz intercelular.
B) A origem do transplante recebido por pessoas com leucemia é a medula espinhal.
C) O músculo cardíaco, embora estriado, possui contração involuntária.
D) O sangue é considerado um tecido conjuntivo com muita matriz intercelular.
E) O tecido epitelial tem como funções o revestimento do corpo e a respiração cutânea.

14) (USS) Sobre os tecidos epiteliais NÃO é CORRETO afirmar que:

A) Sempre se apoiam sobre tecido conjuntivo.
B) Não apresentam vascularização.
C) São sempre formados por células pavimentosas dispostas em camadas.
D) São separadas dos tecidos conjuntivos por membranas acelulares.
E) São nutridos por difusão.

15) (PUCMG) O ESQUEMA ILUSTRA A ORIGEM DE DOIS TIPOS DE GLÂNDULAS A PARTIR DE SUPERFÍCIES EPITELIAIS.

Com base no esquema e em seus conhecimentos, assinale a alternativa FALSA:

A) Todas as glândulas do tipo representado em 1 são de origem ectodérmica.
B) Em 1 observamos uma glândula exócrina que libera o produto de sua secreção em uma superfície epitelial.
C) Algumas glândulas do tipo representado em 1 podem participar da regulação térmica de alguns animais.
D) O produto de secreção da glândula representada em 2 é chamado de hormônio.
E) Tireoide é um exemplo de glândula representada em 2.

16) (UERJ/2016) Um morador de uma cidade situada no nível do mar decidiu passar um período de férias em uma cidade com altitude de 2500 m. Antes da viagem, os resultados de seu exame de sangue eram compatíveis com a normalidade em todos os parâmetros medidos. No entanto, logo nos primeiros dias da viagem, sentiu fortes tonturas e dores de cabeça, apesar de não ter entrado em contato com agentes infecciosos ou com substâncias químicas nocivas ao organismo.
As condições ambientais responsáveis pelo surgimento desses sintomas são também responsáveis por estimular o organismo dessa pessoa a produzir um maior número de células denominadas
A) linfócitos
B) hemácias
C) plaquetas
D) megacariócitos

17) (Pism – UFJF/2016) Em relação ao tecido conjuntivo, leia as afirmativas a seguir:
I. É o mais diversificado de todos, com ampla distribuição pelo corpo dos animais; apresenta-se com diversos aspectos e funções.
II. Sendo uma estrutura complexa, pode ser formado por vários tipos de fibras como colágenas, elásticas e reticulares.
III. A doença escorbuto ocasiona uma degeneração dos tecidos conjuntivos.
IV. O sangue é considerado um tecido conjuntivo cujas células estão imersas no plasma sanguíneo.
V. O tecido conjuntivo que resiste a forças da tração é o tipo de tecido denso não modelado.

Assinale a alternativa com as afirmativas CORRETAS:
A) I, II, III, IV e V.
B) somente I, II e IV.
C) somente I, III e IV.
D) somente I, II, III e IV.
E) somente I, III, IV e V.

18) (UFV) Nos organismos pluricelulares as células organizam-se em tecidos classificados como: epiteliais, conjuntivos, musculares e nervoso. Considerando-se estes tecidos, assinale a alternativa INCORRETA:

A) As fibras colágenas são constituintes da substância intercelular da maioria dos tecidos conjuntivos.
B) O tecido muscular liso é formado por células fusiformes, mononucleadas e de contração rápida e voluntária.
C) O tecido nervoso é constituído por dois tipos celulares principais: os neurônios e as células de neuróglia.
D) Os tecidos epiteliais são caracterizados pela ausência, ou quase ausência, de substâncias intercelulares.
E) Os tecidos adiposo, ósseo e sanguíneo, embora apresentem funções e morfologias bem distintas, têm a mesma origem embrionária.

19)(PISM-UFJF) O processo elétrico que ocorre na transmissão do impulso nervoso
A) depende da despolarização da membrana plasmática e termina com a liberação do neurotransmissor na corrente sanguínea.
B) depende do disparo de potenciais de ação e termina com a liberação de neurotransmissores pelos dendritos.
C) ocorre sempre no sentido dendrito para o terminal axônico e depende do transporte de íons através da membrana plasmática.
D) envolve a participação de diferentes tipos de permeases e depende principalmente da interação entre moléculas de actina e miosina.
E) é lento e termina com a liberação do neurotransmissor no citoplasma da célula adjacente.

20) (UFC) São exemplos de células anucleadas:
A) Célula parenquimática e célula muscular.
B) Elemento de tubo crivado e hemácia de mamíferos.
C) Hemácia de mamíferos e célula albuminosa .
D) Elemento de vaso e macrófago.
E) Vírus e hemácia de mamíferos.

Resolução das Questões sobre Histologia Animal

01)
I. Verdadeira
II. Verdadeira
III. Falsa. O tecido epitelial é avascular. A nutrição do tecido epitelial é feito pelo tecido conjuntivo adjacente.
Resp.: C

02) Apenas a afirmativa IV está incorreta. No estrato germinativo as células estão em contínuas mitoses, sendo responsável pela manutenção das camadas de células da epiderme (que descama continuamente).
Resp.: A

03) As células responsáveis pela reabsorção da matriz óssea são os osteoclastos, que realizam a digestão extracelular da matriz (ação de lisossomos).
Resp.: C

04) O estrato mielínico (bainha de mielina) corresponde a uma sobreposição de membranas de células conhecidas como oligodendrócitos, no sistema nervoso periférico, e pelas células de Schwann, no sistema nervoso central.
Obs.: Os miócitos são células musculares; osteócitos são células do tecido ósseo, com reduzido metabolismo; condrócitos são células do tecido cartilaginoso, com metabolismo reduzido; nódulos de Ranvier (nó neurofibroso) são espaços não mielinizados no axônio, o que proporciona a condução saltatória do impulso nervoso.
Resp.: D

05) Uma pessoa anêmica é diagnosticada com redução no número de hemácias; uma redução no número de plaquetas provoca tendência a hemorragias; um processo infeccioso pode ser identificado por um aumento na taxa de leucócitos (glóbulos brancos).
Resp.: B

06) As reações alérgicas ocorrem quando certos antígenos (genericamente chamados de alérgenos) ligam-se a certos anticorpos (IgE) presos à membrana de células como os mastócitos, desencadeando a liberação de grande quantidade de  histamina.
Resp.: A

07) O tecido ósseo é revestido por uma camada de tecido conjuntivo chamado periósteo. O pericôndrio é um revestimento (tecido conjuntivo) do tecido cartilaginoso.
Resp.: D

08) Como se trata de um inseticida lipossolúvel, seu acúmulo ocorre no tecido adiposo (responsável pelo armazenamento de gordura = reserva energética).
Resp.: B

09) A presença de discos intercalares e de contração rápida e involuntária são características do tecido muscular estriado cardíaco.
Resp.: C

10) Todos os itens estão corretos.
Resp.: E

11) Os itens 01, 02 e 04 estão incorretos.
01: Além do revestimento do corpo humano, na epiderme encontram-se os melanócitos, células responsáveis pela produção de melanina (proteção contra radiação ultravioleta). A epiderme é formada por tecido estratificado pavimentoso queratinizado.
02: Os tecidos conjuntivos têm origem mesodérmica.
04: O sentido de propagação do impulso nervoso é : dendritos –> corpo celular –> axônio.
Soma dos itens corretos: 24 (08 + 16)

12) Todas as células de um mesmo indivíduo apresentam o mesmo conjunto gênico, variando apenas os genes em atividade.
Resp.: A

13) Uma pessoa com leucemia deve receber um transplante de medula óssea.
Resp.: B

14) A forma das células epiteliais varia muito de um órgão para outro; por exemplo,  células que formam a epiderme são achatadas (epitélio pavimentoso), enquanto as células que formam os túbulos renais são cúbicas. O número de camadas de células também é variável; de um modo geral, quando a função é de absorção, o epitélio é simples (ex.: túbulos renais) e quando a função é protetora, o epitélio é estratificado (ex.: epiderme).
Resp.: C

15) De um modo geral, as glândulas exócrinas (indicadas por 1) são de origem ectodérmica. Contudo, no trato digestório, há células glandulares com origem endodérmica.
Resp.: A

16) Em decorrência do ar mais rarefeito, o organismo do indivíduo passará a produzir maior quantidade de hemácias (responsáveis pelo transporte de O2 aos tecidos).
Resp. :B

17) Apenas a afirmativa V está incorreta. O tendão é um tipo de tecido conjuntivo denso modelado, muito resistente à tração (faz conexão do músculo com osso).
Resp.: D

18) No tecido muscular liso a contração é lenta e involuntária.
Resp.: B

19) O sentido de condução do impulso nervoso é sempre: dendritos –> corpo celular –> axônio. A  condução do impulso nervoso depende da presença dos íons Na+ e K+.
Resp.: D

20) Os elementos de tubo crivado (células condutoras do floema) e as hemácias de mamíferos são células anucleadas.