Vestibulandoweb

A opção Certa!


Provas de Biologia - Vestibular

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - PISM I - VESTIBULAR 2002

01) O ambiente no interior das florestas é caracterizado por alta umidade e sombreamento. Estas condições são ideais para o crescimento de musgos, que apresentam poucos centímetros de altura, e de pteridófitas que podem chegar até a cinco metros, como o samambaiaçu. Entretanto, o grupo vegetal melhor representado nas florestas em geral é o das angiospermas, as plantas com flores e sementes.
Em relação às plantas citadas, responda:
a) Como pode ser explicada a diferença de tamanho entre os musgos e as samambaias, se os dois grupos são abundantes e somente se desenvolvem bem em locais úmidos?
b) Ainda sobre os musgos e as samambaias, é CORRETO afirmar que estas plantas necessitam de água para a reprodução sexuada? Justifique sua resposta.
c) As angiospermas apresentam ampla distribuição, ocorrendo em todos os ambientes. Cite duas características morfológicas ou anatômicas e justifique a importância destas para o sucesso adaptativo deste grupo.

02) Como conclusão de uma visita orientada ao parque do museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora, foi solicitada aos alunos a apresentação de um relatório sobre os organismos observados, destacando características morfo-anatômicas e fisiológicas de alguns deles. Um grupo de alunos abordou animais como caramujos e tilápias no lago, macacos nas ilhas e tucanos em gaiolas.
A partir do relatório apresentado, o professor fez alguns questionamentos. Ajude os alunos a respondê-los:
a) O caramujo encontrado foi identificado como um planorbídeo do gênero Biomphalaria. Qual a importância deste caramujo na parasitologia humana?
b) Entre os macacos, foram observados filhotes mamando. Além das glândulas mamárias, os mamíferos possuem outros dois tipos de glândulas na pele. Quais são elas e qual a sua importância?
c) Os tucanos, submetidos à condição estressante da pequena gaiola, passam a maior parte do tempo empoleirados ou se alimentando. O seu vistoso bico é um exemplo extremado de adaptação das aves que perderam os dentes. Cite duas adaptações do trato digestório das aves, para compensar a perda dos dentes.
d) Como a maioria dos peixes ósseos, as tilápias apresentam bexiga natatória. Qual a importância desta estrutura para os peixes ósseos?

Vestibulando Web - Copyright 1999-2011. Todos os direitos reservados.

Ponto.Br