Fuvest 2009

Prova de Biologia Resolvida


Prova resolvida: Fuvest Biologia - Vestibular 2009

FUNDAÇÃO UNIVERSITÁRIA PARA O VESTIBULAR - Fuvest - VESTIBULAR 2009 - 1ª FASE

01) Em 2009, comemoram-se os 150 anos da publicação da obra A origem das espécies, de Charles Darwin. Pode-se afirmar que a história da biologia evolutiva iniciou-se com Darwin, porque ele

a) foi o primeiro cientista a propor um sistema de classificação para os seres vivos, que serviu de base para sua teoria evolutiva da sobrevivência dos mais aptos.
b) provou, experimentalmente, que o ser humano descende dos macacos, num processo de seleção que privilegia os mais bem adaptados.
c) propôs um mecanismo para explicar a evolução das espécies, em que a variabilidade entre os indivíduos, relacionada à adaptação ao ambiente, influi nas chances de eles deixarem descendentes.
d) demonstrou que mudanças no DNA, ou seja, mutações, são fonte da variabilidade genética para a evolução das espécies por meio da seleção natural.
e) foi o primeiro cientista a propor que as espécies não se extinguem, mas se transformam ao longo do tempo

 

Resolução:

A grande contribuição de Darwin para a Biologia foi a elaboração da teoria sobre seleção natural para explicar a evolução das espécies. Pela teoria de Darwin, o meio atua sobre a diversidade de uma população, selecionando os indivíduos com as características mais favoráveis a ele (indivíduos melhor adaptados ao meio).
Resposta: C

 

02) A planta do guaraná Paullinia cupana tem 210 cromossomos. Outras sete espécies do gênero Paullinia têm 24 cromossomos. Indique a afirmação correta:

a) As espécies do gênero Paullinia que têm 24 cromossomos produzem gametas com 24 cromossomos.
b) Na meiose das plantas do gênero Paullinia que têm 24 cromossomos ocorrem 24 bivalentes.
c) Paullinia cupana é diplóide, enquanto as outras sete espécies são haplóides.
d) Os gametas de Paullinia cupana têm 105 cromossomos.
e) O endosperma da semente de Paullinia cupana tem 210 cromossomos.

 

Resolução:

A questão é bastante simples e envolve noções de ploidia. Para a resolução da questão, basta o aluno lembrar de que os gametas são células haploides. Assim, como a fase dominante das plantas citadas é o esporófito (tem células diploides), os gametas produzidos pela Paullinia cupana  têm 105 cromossomos e os gametas produzidos pelas outras espécies têm 12 cromossomos.
Resposta: D

 

03) Ao longo da evolução das plantas, os gametas

a) tornaram-se cada vez mais isolados do meio externo e, assim, protegidos.
b) tornaram-se cada vez mais expostos ao meio externo, o que favorece o sucesso da fecundação.
c) mantiveram-se morfologicamente iguais em todos os grupos.
d) permaneceram dependentes de água, para transporte e fecundação, em todos os grupos.
e) apareceram no mesmo grupo no qual também surgiram os tecidos vasculares como novidade evolutiva

 

Resolução:

O assunto envolve reprodução vegetal. O aluno deve se lembrar de que em briófitas e em pteridófitas, o gameta masculino (anterozoide) depende da água para atingir o gameta feminino (oosfera, que se encontra no arquegônio). Já nas gimnospermas, o gameta masculino (anterozoide) é levado ao gameta masculino pelo tubo polínico, tornando-se independente da água e mais protegido.
Resposta: A

 

04) O heredograma abaixo mostra homens afetados por uma doença causada por um gene mutado que está localizado no cromossomo X

Prova resolvida FUVEST 2009

Considere as afirmações:
I. Os indivíduos 1, 6 e 9 são certamente portadores do gene mutado.
II. Os indivíduos 9 e 10 têm a mesma probabilidade de ter herdado o gene mutado.
III. Os casais 3-4 e 5-6 têm a mesma probabilidade de ter criança afetada pela doença.
Está correto apenas o que se afirma em
a) I
b) II
c) III
d) I e II
e) II e III

 

Resolução:

O gene mutado é recessivo, o que pode ser observado através de uma análise do heredograma. Se o indivíduo 3 é afetado, significa que é portador do referido gene (no cromossomo X). Acontece, que sua filha (9), é normal. Como ela obrigatoriamente recebeu o cromossomo X de seu pai (que contém o gene mutado), o gene mutado nele presente é recessivo, pois, se fosse dominante, obrigatoriamente, 9 seria afetada.
De posse dessa conclusão, podemos afirmar que 1, 6 e 9 apresentam o gene. (Item I verdadeiro).
O indivíduo 9 certamente é portadora do gene (herdado do pai), o que não se pode afirmar sobre 10. Logo, item II é incorreto.
O casal 3 x 4 tem genótipo: XmY x XMX- ; o casal 5 x 6 tem genótipo XMY x XMX- (as mulheres podem ter recebido o cromossomo X com gene normal ou o com  gene mutado da mãe). Assim, a probabilidade de nascer uma criança afetada pela doença é maior no casal 3x4. Item III incorreto.

Resposta: A

 

Prova resolvida Fuvest 200905) O esquema ao lado representa uma das hipóteses para explicar as relações evolutivas entre grupos de animais. A partir do ancestral comum, cada número indica o aparecimento de determinada característica. Assim, os ramos anteriores a um número correspondem a animais que não possuem tal característica e os ramos posteriores, a animais que a possuem.

As características “cavidade corporal” e “exoesqueleto de quitina” correspondem, respectivamente, aos números:
a) 1 e 6
b) 2 e 4
c) 2 e 5
d) 3 e 4
e) 3 e 5

 

Resolução:

A cavidade corporal do tipo pseudoceloma aparece em nemátodos; logo, número 3. O exoesqueleto quitinoso ocorre em artrópodes; logo, surge em 5.
Resposta: E

 

06) No esquema abaixo, as letras R e S representam substâncias orgânicas, enquanto X, Y e Z referem-se a grupos de animais.

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O metabolismo das substâncias R e S produz excretas nitrogenados. A amônia, a uréia e o ácido úrico são as substâncias nitrogenadas predominantes nos excretas dos animais dos grupos X, Y e Z, respectivamente.
As letras R, S, X, Y e Z correspondem a:

 

R

S

X

Y

Z

a)

Proteínas

Ácidos graxos

Mamíferos

Peixes ósseos

Répteis

b)

Ácidos nucléicos

Proteínas

Aves

Anfíbios

Répteis

c)

Proteínas

Ácidos nucléicos

Peixes ósseos

Mamíferos

Aves

d)

Ácidos graxos

Proteínas

Anfíbios

Mamíferos

Aves

e)

Proteínas

Ácidos nucléicos

Peixes ósseos

Aves

Mamíferos

 

Resolução:

Os aminoácidos são produtos da hidrólise de proteínas, enquanto os ácidos nucléicos contêm base nitrogenada em sua composição. A amônia é eliminada por invertebrados em geral, peixes ósseos e larvas de anfíbios; o ácido úrico é eliminado por insetos, répteis e aves; a ureia é eliminada por peixes cartilaginosos, anfíbios adultos e mamíferos.
Resposta: C

 

07) A relação entre produção, consumo e armazenagem de substâncias, na folha e na raiz subterrânea de uma angiosperma, encontra-se corretamente descrita em:

 

Folha

Raiz subterrânea

a)

Glicose é produzida, mas não é consumida

Glicose é armazenada, mas não é consumida

b)

Glicose é produzida e consumida

Glicose é consumida e armazenada

c)

Água é consumida, mas não é armazenada

Água é armazenada, mas não é consumida.

d)

Água é consumida e glicose é produzida

Glicose é armazenada, mas não é consumida.

e)

Glicose é produzida, mas não é consumida.

Água é consumida e armazenada.

 

Resolução:

As folhas produzem glicose (fotossíntese) e a consomem (respiração celular), enquanto as raízes apenas consomem e armazenam, uma vez que são aclorofiladas.
Resposta: B

 

08) Considere os átomos de carbono de uma molécula de amido armazenada na semente de uma árvore. O carbono volta ao ambiente, na forma inorgânica, se o amido for:
a) usado diretamente como substrato da respiração pelo embrião da planta ou por um herbívoro.
b) digerido e a glicose resultante for usada na respiração pelo embrião da planta ou por um herbívoro.
c) digerido pelo embrião da planta e a glicose resultante for usada como substrato da fotossíntese.
d) digerido por um herbívoro e a glicose resultante for usada na síntese de substâncias de reserva.
e) usado diretamente como substrato da fotossíntese pelo embrião da planta.

 

Resolução:

O amido, para ser usado na respiração, precisa ser quebrado, com liberação de glicose. Esta é oxidada (respiração celular) e o CO2 produzido é eliminado.
Resposta: B

 

09) Enzimas digestivas produzidas no estômago e no pâncreas foram isoladas dos respectivos sucos e usadas no preparo de um experimento, conforme mostra o quadro abaixo:

Tubo 1

Tubo 2

Tubo 3

Tubo 4

Arroz, clara de ovo, óleo de milho e água

Arroz, clara de ovo, óleo de milho e água

Arroz, clara de ovo, óleo de milho e água

Arroz, clara de ovo, óleo de milho e água

Extrato enzimático de estômago

Extrato enzimático do estômago

Extrato enzimático do pâncreas

Extrato enzimático do pâncreas

pH = 2

pH = 8

pH = 2

pH = 8

Decorrido certo tempo, o conteúdo dos tubos foi testado para a presença de dissacarídeos, peptídeos, ácidos graxos e glicerol. Esses quatro tipos de nutrientes devem estar
a) presentes no tubo 1.
b) presentes no tubo 2.
c) presentes no tubo 3.
d) presentes no tubo 4.
e) ausentes dos quatro tubos.

 

Resolução:

O extrato enzimático do estômago é rico em enzimas proteolíticas e age em pH próximo de 2,0. Assim, haverá atividade digestória em 1 sobre a clara de ovo, com produção de peptídeos. O extrato pancreático atua em pH próximo de 8,0 e promove a digestão de proteínas (liberando oligopeptídeos), de amido devido à amilase pancreática (liberando a maltose – dissacarídeo) e sobre lipídios, devido à lipase pancreática (liberando ácidos graxos e glicerol). Assim, os produtos supracitados ocorrerão somente no tubo 4.
Resposta: D

 

Prova resolvida Fuvest 200910) A partir da contagem de indivíduos de uma população experimental de protozoários, durante determinado tempo, obtiveram-se os pontos e a curva média registrados no gráfico abaixo. Tal gráfico permite avaliar a capacidade limite do ambiente, ou seja, sua carga biótica máxima.
De acordo com o gráfico,
a) a capacidade limite do ambiente cresceu até o dia 6.
b) a capacidade limite do ambiente foi alcançada somente após o dia 20.
c) a taxa de mortalidade superou a de natalidade até o ponto em que a capacidade limite do ambiente foi alcançada.
d) a capacidade limite do ambiente aumentou com o aumento da população.
e) o tamanho da população ficou próximo da capacidade limite do ambiente entre os dias 8 e 20.

 

Resolução:

A análise do gráfico nos revela que a população cresceu até por volta do 8º dia, quando atingiu a capacidade de carga do meio. A partir daí, o tamanho da população estabilizou.
Resposta: E

 

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