ufsj 2009

Prova de Biologia Resolvida


Prova resolvida: UFSJ Biologia - Vestibular 2009

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL REI - UFSJ - VESTIBULAR 2009 - GERAL

01) O mecanismo proposto por Darwin em que certas modificações “favoráveis” tornam-se cada vez mais comuns de uma geração para a seguinte denomina-se:

a) seleção natural
b) origem das espécies
c) evolução
d) mutação

 

Resolução:

O princípio básico da teoria darwinista sobre a evolução das espécies é a seleção natural. Um dos pontos da teoria de Darwin refere-se à luta pela sobrevivência – segundo Darwin, os indivíduos competem pelos recursos do meio e, somente aqueles com as características mais favoráveis é que terão maior chance de sobrevivência e de deixar descendentes.
Resposta: A

Dica da Vestibulando Web

A Vestibulando Web havia publicado o artigo "Lamarckismo e Darwinismo são temas fortes para vestibular 2010" no dia 02/11/09 e foi questão da Fuvest 2010. Fique atento a este tema!

 

02) Marque a alternativa que aparece(m) a(s) característica(s) comum(ns) ao tegumento de peixes, anfíbios e répteis.
a) Epiderme, derme e hipoderme.
b) Presença de glândulas exócrinas.
c) Presença de cromatóforos.
d) Epitélio corneificado

 

Resolução:

Os cromatóforos são células portadoras de pigmentos, cuja dispersão ou concentração depende do citoesqueleto. Quanto mais concentrados os pigmentos ficarem, mais escura fica a cor do animal; por outro lado, quanto mais dispersos ficarem os pigmentos, mais clara é a cor.
Resposta: C

 

03) Alguns centros de zoonose promovem campanhas de castração de cães e gatos para controle populacional e de zoonoses. A castração consiste na remoção cirúrgica dos ovários, trompas e útero das fêmeas, e dos testículos dos machos.
Uma outra opção seria a laqueadura tubária nas fêmeas, e a vasectomia nos machos. Com base nessas considerações, é CORRETO afirmar que a vasectomia consiste na incisão
a) dos túbulos seminíferos
b) da uretra
c) dos ureteres
d) dos canais deferentes

 

Resolução:

A vasectomia é uma cirurgia que consiste em cortar os canais deferentes impedindo, assim, a eliminação dos espermatozoides.
Resposta: D

 

04) A epiderme que reveste o corpo primário das plantas pode apresentar, além das células não especializadas, uma grande variação estrutural. São exemplos dessas especializações as abaixo relacionadas, EXCETO o da alternativa
a) Tricomas.
b) Plastídeos.
c) Células-guarda.
d) Pêlos radiculares.

 

Resolução:

Tricomas (pelos presentes, por exemplo, nas folhas, com função importante de reduzir a desidratação), células-guardas (integrantes dos estômatos) e pelos radiculares (aumentam a área de absorção das raízes) são exemplos de estruturas epidérmicas.  Os plastídeos (cloroplastos e demais plastos) não são exemplos de adaptações da epiderme que, aliás, é formada por células aclorofildas.
Resposta: B

 

05) Tendo em vista a complexidade das esponjas que são classificadas nos tipos Ascon, Leucon e Sycon, é CORRETO afirmar que as do tipo
a) Ascon são as mais simples e com maior número de coanócitos.
b) Sycon apresentam extrema ampliação do átrio e das câmaras.
c) Leucon são as mais especializadas e sua estrutura é mais complexa.
d) Ascon apresentam átrio reduzido e maior área da parede interna

 

Resolução:

A divisão das esponjas (Filo Porífera) em 3 grupos ocorre de acordo com o volume da espongiocele e, consequentemente, a área recoberta por coanócitos. No caso das esponjas do tipo áscon, a espongiocele é muito ampla em relação à superfície ocupada pelos coanócitos, o que as coloca como grupo mais primitivo. No tipo lêucon, a parede interna possui dobramentos internos complexos, formando numerosas câmaras flageladas onde se encontram os coanócitos. Nesse grupo a espongiocele é muito reduzido, sendo substituída por uma rede de canais estreitos.
Resposta: C

 

Vestibulando Web - Copyright 1999-2011. Todos os direitos reservados.
- Prova resolvida UFSJ 2009 Biologia

Ponto.Br