prova resolvida - ufv 2010

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Prova resolvida: UFV Biologia 2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - VESTIBULAR 2010 - PROVA DISCURSIVA

01) O estudo genético de uma espécie de planta diploide evidenciou que o caráter “formato de folha” era condicionado por apenas um gene de um único loco cromossômico. Entretanto, dentro da população existem quatro fenótipos diferentes de folhas. O quadro abaixo apresenta os alelos na ordem do maior para o menor efeito de dominância (de cima para baixo), os fenótipos e a qualidade comercial.

Alelos

Fenótipos

Qualidade comercial

FL

liso

boa

Fs

serrilhado

boa

Fa

afilado

boa

Fo

ondulado

baixa


Utilizando esses dados, cite:

a) o genótipo e o fenótipo de uma planta parental que, se cruzada com uma do tipo ‘liso’ e que não tenha o alelo da folha ondulada, poderia produzir descendentes apresentando a maior diversidade de fenótipos de boa qualidade comercial:

(genótipo): ________________________ (fenótipo): ________________________

b) o número de combinações possíveis de genótipos diferentes que poderiam ser encontrados nessa população; e a probabilidade (%) de se obter duas plantas onduladas da autofecundação de uma parental do tipo afilada heterozigota:

(número): _________________________ probabilidade (%): _______________________

c) o nome específico dado na genética para esse modo de herança:

(nome): _____________________________________________

 

Resolução:

a) A planta lisa a ser cruzada pode apresentar dois genótipos: FLFs ou FLFa . Excluímos o genótipo FLFo (orientação no enunciado) e o genótipo FLFL (pois, nesse caso, 100% dos descendentes teriam o fenótipo liso).

Para sair um descendente de folha afilada, este deverá ser homozigoto (pois o alelo Fo foi excluído). Assim, tanto a planta parental quanto a de fenótipo liso devem possuir o alelo Fa. Com isso, determinamos o genótipo da planta de fenótipo liso: FLFa. Para sair descendente “serrilhado”, a planta parental precisa ter o alelo Fs.  Logo, seu genótipo é FsFa.


Resposta:
Genótipo: FsFa                   Fenótipo: Serrilhado

b) Número: 10                          Probabilidade (%): 6,25%

Número de genótipos diferentes:   m (m + 1) / 2      onde m é o número de alelos (no caso, 4).
Então, no caso acima, teremos 10 genótipos possíveis.
Cruzando FaFo x FaFo, a probabilidade de sair uma planta FoFo é de ¼. Para duas plantas, temos: ¼ x ¼ = 1/16

Resposta: 6,25%

c) Trata-se de POLIALELIA (ou alelos múltiplos).

 

02) Abaixo estão representados os principais componentes de um tecido amplamente distribuído no corpo humano.

 

Prova de biologia resolvida UFV 2010

Observe a figura e cite:

a) o nome da célula que sintetiza as fibras colágenas e o nome da vitamina utilizada nessa síntese:

(nome da célula): __________________ (vitamina): ________________

b) os nomes das duas principais substâncias produzidas pelos mastócitos nesse tecido:

(nomes): _______________________ e ______________________

c) o nome específico do tecido representado: __________________________

 

Resolução:

a) Nome da célula: Fibroblasto         Vitamina: Vitamina C

b) Nomes: Histamina  e  heparina

c) Tecido conjuntivo propriamente dito frouxo.

 

03) Os gráficos representam a variação da glicose e a atuação de dois dos principais hormônios (I e II) relacionados ao metabolismo de açúcares no organismo humano, destacando um intervalo de 0 a 6 horas após uma refeição.

Prova de Biologia Discursiva resolvida UFV 2010

Observe os gráficos e cite:

a) o nome do hormônio II e o tipo específico da célula do pâncreas responsável pela sua produção:

(nome): __________________________ (tipo): __________________________

b) o nome da substância que é catabolizada na glicogenólise e a concentração máxima do hormônio responsável por essa ação:

(nome): __________________________ (concentração): ___________________

c) a concentração do hormônio hipoglicemiante, no momento em que a concentração máxima de glicose foi reduzida em 30%, aproximadamente: ____________________________

 

Resolução:

a) Nome: Glucagom                         Tipo: Células alfa das ilhotas de Langerhans

b) Nome: Glicogênio                    Concentração: 75 ng/L

A glicogenólise é a quebra do glicogênio hepático pela enzima glicogênio fosforilase e o hormônio envolvido nessa ação é o glucagon (hiperglicemiante à promove o aumento da concentração de glicose no sangue).

c) 250 pM

O hormônio hipoglicemiante é a insulina. Quando a concentração máxima de glicose reduziu em 30% aproximadamente, o que dá uma concentração em torno de 7 mM, a concentração de insulina está próxima de 250 pM.

 

04) O gráfico abaixo representa as curvas de crescimento de duas populações de uma mesma espécie de roedor com a interferência de inimigos naturais (I, II, III, IV e V) e sem essa interferência (VI, VII e VIII):

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Após a análise do gráfico, cite:

a) o termo ecológico para a capacidade de crescimento populacional representada pelo segmento VI; e o nome dado ao conjunto de fatores que limitam o crescimento exemplificado no segmento I:

(termo ecológico): _______________________ (nome): _________________________

b) o número de gerações que sobreviveram na população sem interferência de inimigos naturais; e o intervalo entre duas gerações no qual as populações atingem o mesmo número de indivíduos:

(número): _________________________ (intervalo): ________________________

c) o número de indivíduos que representa a diferença das taxas de crescimento populacional até as duas populações atingirem 3,5 gerações: _________________________

 

Resolução:

a) Termo ecológico: Potencial biótico      Nome: resistência ambiental

b) Número: 4 ou 4,5      Intervalo: Entre 3 e 4 gerações

c) 10

De acordo com o gráfico, uma das populações tinha inicialmente 10 indivíduos, enquanto a outra tinha 20.  Logo, para que atinjam o mesmo número de indivíduos em 3,5 gerações, uma tem que crescer 2 vezes mais que a outra, o que corresponde a 10 indivíduos (20 menos 10).

 

Resolução:
Prof. Evandro Marques - Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa - MG, e Prof. de Biologia do Ensino Médio e Pré-Vestibulares desde 1990.

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