prova resolvida - ufv 2010

prova resolvida ufv 2010

Prova resolvida: UFV Biologia 2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA - VESTIBULAR 2006

01) Observe abaixo as fotos da microscopia de dois tipos de fungos e a numeração I, II, III e IV indicada:

Prova resolvida de Biologia UFV 2010

Assinale a afirmativa INCORRETA:
a) IV indica forma sexuada por gemulação de leveduras formando brotos.
b) I indica um esporângio em cujo interior se formam esporos haploides.
c) II indica uma hifa especial que cresce ereta, chamada de esporangióforo.
d) III indica os aplanósporos que são adaptados à disseminação pelo ar.

Resolução:

A figura I mostra um esporângio, eliminando esporos (III), também denominados de aplanósporos, cuja dispersão ocorre pelo vento. Em II temos um esporangióforo (hifa que sustenta um esporângio), enquanto em IV temos fungos unicelulares reproduzindo-se assexuadamente por brotamento.

Resposta: A

02) Nas colunas abaixo constam distintas enfermidades (I, II, III, IV e V), agentes etiológicos (A, B, C, D e E) e vias típicas de transmissão (O, R, S, P e G), que podem ou não estar associados.

Enfermidade

P   picada de mosquito

V . Sarampo

E   Rubivirus

G   genética

Assinale a alternativa em que todas as associações estão CORRETAS:

a) I-E-R, II-D-S, III-A-R, V-C-R.
b) I-C-O, II-D-G, III-A-R, IV-B-P.
c) II-D-S, III-E-R, IV-B-P, V-C-R.
d) I-A-G, II-D-G, III-E-R, IV-D-P.

Resolução:

Rubéola: causada por vírus (Rubivirus) e sua contaminação é pelo ar (respiratória).

Sífilis: causada pela bactéria Treponema pallidum e sua contaminação é por meio de relações sexuais sem preservativos.

Coqueluche: causada pela bactéria Bordetella pertussis e sua contaminação é pelo ar.

Malária: causada por protozoários do gênero Plasmodium e sua contaminação é através da picada do mosquito Anopheles contaminado.

Sarampo: causada pelo vírus Morbilivirus e sua contaminação é pelo ar (respiratória).

Resposta: A

03) Ao necropsiar um feto humano de quatro meses foram identificadas atipias na formação de células musculares, neurônios e hepatócitos. É CORRETO afirmar que houve problemas, respectivamente, no desenvolvimento dos seguintes folhetos:

a) mesoderma, ectoderma e endoderma.
b) endoderma, mesoderma e ectoderma.
c) mesoderma, endoderma e ectoderma.
d) ectoderma, endoderma e mesoderma.

Resolução:

Trata-se de uma questão de embriogênese, um assunto sempre abordado nas provas da UFV. Decoreba pura!
Os tecidos musculares têm origem mesodérmica, o tecido nervoso tem origem ectodérmica e o fígado (junto com sistema digestório) tem origem endodérmica.

Resposta: A

04) O estudo das fases de um ciclo celular completo de 17 h e 30 min, em amostras de tecido cancerígeno, determinou os seguintes períodos para as subfases S=10 h e 30 min; G2 = 3 h e 30 min G2 + ½ Mitose = 4 h e 45 min. Com base nesses dados, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o período em horas para a subfase G1:

a) 2 h e 30 min
b) 2 h
c) 1 h e 30 min
d) 1 h

Resolução:

Questão sobre divisão celular, bastante simples.

O ciclo completo é formado pela interfase (G1 + S + G2) e pela divisão, dando um total de 17h e 30 minutos.
Como G2 + ½ mitose dá um total de 4h e 45 minutos e só G2 corresponde a 3h e 30 minutos, temos que ½ mitose corresponde a 1h e 15 minutos. Logo, a mitose dura 2h e 30 minutos.
Juntando 10h e 30 min (S) + 3h e 30 min (G2) + 2h e 30 min (mitose), temos 16h e 30 minutos. Logo, a fase G1 corresponde a 1h.
Resposta: D

05) Ao realizar estudos de Evolução, calouros de uma turma elaboraram as seguintes afirmativas sobre os conceitos de especiação:

I. Processo que separa populações geneticamente homogêneas em duas ou mais, as quais podem se tornar isoladas reprodutivamente entre si.
II. No processo de especiação, as modificações da frequência alélica não são importantes uma vez que a seleção natural atua no fenótipo.
III. Na especiação alopátrica, o ambiente geográfico é um facilitador para que o fluxo gênico aumente a variabilidade dentro da população.

Com base nos princípios evolutivos e nos de especiação, são INCORRETAS as afirmativas:

a) I, II e III.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) I e III, apenas.

Assunto: Especiação

Item I: deixa o aluno confuso ao falar em populações geneticamente homogêneas. Contudo, essa homogeneidade genética é importante para que não haja isolamento reprodutivo entre os indivíduos.
Item II, falso. Como as populações estarão submetidas a pressões seletivas diferentes, diferentes fenótipos serão selecionados. Logo, diferenças nas frequências alélicas passarão a existir entre as populações isoladas geograficamente e serão importantes para o isolamento reprodutivo.
Item III, falso. Nesse tipo de especiação, o ambiente geográfico é que promove a separação de uma população inicial em duas ou mais e, portanto, dificulta o fluxo gênico entre elas.

Resposta: C

06) Abaixo estão esquematizadas as fórmulas (I, II e III) de três biomoléculas.

Com relação a essas moléculas e o papel que desempenham como constituintes no metabolismo celular, assinale a afirmativa que apresenta dois conceitos INCORRETOS:

Prova resolvida Biologia UFV 2010

a) I representa uma glicose e II forma a estrutura das proteínas.
b) II é um aminoácido e III participa da cadeia da hemoglobina.
c) III atua como um polímero e II são anéis da cadeia do amido.
d) I e III participam de glicoproteínas e II da molécula de DNA.

Assunto: Bioquímica celular

A molécula I não é uma glicose (falta um grupo OH e há um grupo CH3  na estrutura, que não ocorre na glicose) ;  a molécula II é uma base nitrogenada (adenina) e a estrutura III indica um aminoácido (monômero das proteínas).

Dessa forma, a opção C mostra 2 itens incorretos (III é um monômero e II é integrante dos ácidos nucléicos e do ATP) e  também a opção A aparece com dois erros.

A questão foi anulada pela UFV.

Resposta:  A/C.

07) Alguns processos industriais resultam da atividade fermentativa de microrganismos. Com relação a esse processo biológico, é INCORRETO afirmar que:

a) na produção de iogurte, coalhadas e queijo, a lactose é fermentada por microrganismos, originando oácido lático.
b) na produção de vinhos, as leveduras presentes nas cascas das frutas convertem a glicose e a frutose em etanol.
c) na produção do álcool etílico, utilizado como combustível, os açúcares da cana-de-açúcar são fermentados aerobicamente.
d) na produção de pães, a fermentação do amido presente no trigo produz etanol e libera CO2, o que faz a massa crescer.

Assunto: Fermentação

O processo de fermentação não há participação de oxigênio sendo, assim, um processo anaeróbico. Logo a opção C está incorreta.

08) O texto a seguir contém parte de uma matéria extraída do jornal Folha de S. Paulo:

Consideradas a segunda causa de redução da biodiversidade no mundo, atrás apenas da perda de habitats por intervenção humana, as espécies exóticas invasoras estão presentes em pelo menos 103 unidades de conservação do Brasil, espalhadas por 17 Estados e pelo Distrito Federal.
(FOLHA DE S. PAULO. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u13232.shtml. Acesso em: 16 maio 2005.)

Com relação às espécies exóticas invasoras, assinale a afirmativa INCORRETA:
a) Ao serem introduzidas podem dispersar facilmente por não possuírem parasitos e predadores locais.
b) Algumas proliferam por serem favorecidas por atividades econômicas humanas como a pecuária.
c) Algumas foram introduzidas através do transporte marítimo e outras através do tráfico ilegal.
d) As invasões de espécies ornamentais foram controladas por não apresentarem interesse agronômico.

Assunto: Ecologia (populações).

As espécies exóticas podem causar sérios desequilíbrios ambientais, uma vez que a resistência ambiental pode ser baixa para elas (pode não haver predadores ou parasitas; o clima pode ser favorável; pode haver alimento em abundância; ela pode possuir uma melhor eficiência na obtenção do alimento....) e, com isso, sua população cresce muito rapidamente, enquanto espécies nativas, com nichos semelhantes acabam sucumbindo.

Podem chegar ao novo ambiente por meio do transporte marítimo (ex.: a água de lastro dos navios) ou tráfico ilegal. Atividades como a pecuária podem favorecer a disseminação de determinadas espécies, devido, por exemplo, ao desmatamento e posterior plantio de pastagens, criando habitat ideal à espécie invasora.

A opção D mostra-se incorreta – há grande interesse agronômico e econômico em espécies ornamentais.

Resposta: D

09) Observe as figuras dos quatro invertebrados (I, II, III e IV).

Prova resolvida Biologia UFV 2010

Assinale a alternativa que contém duas associações INCORRETAS:

a) I: presença da proteína quitina no exoesqueleto e abdome expandido.
b) II: presença de cromatóforos no tegumento e sistema nervoso difuso.
c) III: presença de cutícula na epiderme e sistema circulatório fechado.
d) IV: presença de gânglios no sistema nervoso e fecundação externa.

Assunto: Zoologia (invertebrados)

I é um artrópode do grupo dos crustáceos; possui o exoesqueleto quitinoso (quitina é polissacarídio) com impregnação de carbonato de cálcio e não possui abdome expandido.
II é um molusco cefalópode, com cromatóforos no tegumento (células relacionadas com a mudança de cor) e possui sistema nervoso ganglionar ventral.
III é anelídeo (oligoqueto) com poucas cerdas e sistema circulatório fechado.
IV não possui gânglios nervosos e a  fecundação é externa.

Resposta: A

10) O esquema representa um corte da estrutura de uma folha.

Prova resolvida Biologia UFV 2010

Assinale a alternativa em que as duas informações apresentadas são INCORRETAS:

a) I é formado por células originadas da feloderma e VI representa o colênquima.
b) VI é formado por células clorofiladas e IV representa o estômato.
c) II é formado por células meristemáticas e V representa o parênquima lacunoso.
d) IV é formado por células-guarda aclorofiladas e III representa a epiderme.

Assunto: Histologia Vegetal

A estrutura indicada pelo número I é a epiderme, derivada da protoderme (meristema primário) e a estrutura indicada por VI corresponde ao parênquima de assimilação paliçádico. Logo, a opção A está incorreta.
Demais tecidos:
II: indica os vasos condutores (região de nervura)
III: Epiderme inferior
IV: Estômato (possui células guardas clorofiladas)
V: parênquima clorofiliano lacunoso.

Resolução:
Prof. Evandro Marques - Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa - MG, e Prof. de Biologia do Ensino Médio e Pré-Vestibulares desde 1990.

Vestibulando Web - Copyright 1999-2011. Todos os direitos reservados.
- Prova de Biologia Discursiva Resolvida - UFV 2010