unicamp 2005

Prova de Biologia Resolvida - Unicamp 2005


Prova resolvida: Unicamp Biologia - Vestibular 2005

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP - VESTIBULAR 2005 - 1ª FASE

01)Ouvintes de rádio em pânico tomam drama de guerra como verdade”. Com esta manchete, o jornal New York Times de 1º de novembro de 1938 relatou o que aconteceu nos Estados Unidos na noite anterior, quando foi narrada pela rádio CBS uma história fictícia sobre a invasão por marcianos de uma pequena cidade do Estado de Nova Jersey.

Marte sempre fascinou os cientistas porque, mesmo que lá não existam homenzinhos verdes, esse planeta parece apresentar, entre os do sistema solar, as condições mais propícias à vida. Recentemente foram enviadas sondas espaciais para procurar indícios de vida em Marte.

a) Comparando com a origem da vida na Terra, indique que condições seriam fundamentais para o surgimento de vida em Marte.

b) Supondo que uma sonda espacial tenha trazido de Marte dois organismos, um deles classificado como pertencente ao Reino Monera e o outro ao Reino Protista, explique como os cientistas puderam diferenciar esses dois organismos.

 

Resolução:

a) Presença de fontes de energia, vapor d’água, metano, amônia e hidrogênio, possibilitando, dessa forma, o surgimento de compostos orgânicos.

b) Os Moneras são organismos procariotos e, portanto, não possuem membrana nuclear nem organelas membranosas, enquanto os Protistas, por serem eucariotos, apresentam tais características.

 

02) Uma das formas de comunicação entre as várias partes do corpo dos animais e dos vegetais é realizada por um fluido circulante. No corpo humano, esse fluido é denominado sangue enquanto que nos vegetais é genericamente denominado seiva.

a) Diferencie o sangue humano da seiva quanto à constituição.

b) Os constituintes do sangue desempenham funções importantes. Escolha dois desses constituintes e indique a função de cada um.

 

Resolução:

a) O sangue apresenta uma parte líquida, denominada plasma e uma figurada constituída por células hemácias e leucócitos) e plaquetas, enquanto que a seiva é constituída apenas de uma parte líquida sem elementos figurados.

b) Plasma à transporta eletrólitos (íons cálcio, sódio, cloro, etc), gases respiratórios (O2, CO2), proteínas (hormônios), aminoácidos, glicose, anticorpos, lipídios, lipoproteínas (colesterol), nutrientes e excretas (catabólitos).
Plaquetas à participam do mecanismo de coagulação sanguínea.

 

Vestibulando Web - Copyright 1999-2011. Todos os direitos reservados.
- Prova resolvida Unicamp 2005 Biologia 1ª Fase

Ponto.Br