unicamp 2010

Prova de Biologia Resolvida


Prova resolvida: Unicamp Biologia - Vestibular 2010

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS - UNICAMP - VESTIBULAR 2010 - 1ª FASE

01) Em famílias constituídas a partir da união de primos em primeiro grau, é mais alta a ocorrência de distúrbios genéticos, em comparação com famílias formadas por casais que não têm consanguinidade.

a) A que se deve essa maior ocorrência de distúrbios genéticos em uniões consanguíneas?

b) A fenilcetonúria (FCU) é um distúrbio genético que se deve a uma mutação no gene que expressa a enzima responsável pelo metabolismo do aminoácido fenilalanina. Na ausência da enzima, a fenilalanina se acumula no organismo e pode afetar o desenvolvimento neurológico da criança. Esse distúrbio é facilmente detectado no recém-nascido pelo exame do pezinho. No caso de ser constatada a doença, a alimentação dessa criança deve ser controlada. Que tipos de alimento devem ser evitados: os ricos em carboidratos, lipídeos ou proteínas?
Justifique.

 

Resolução:

a) Entre os cônjuges o patrimônio genético é mais semelhante nesta situação do que entre cônjuges não aparentados, uma vez que apresentam uma ancestralidade comum. Assim, a probabilidade de ocorrência de um gene deletério e recessivo em primos de primeiro grau é elevada. Logo, nessas situações a probabilidade do referido gene ser transmitido ao descendente é maior.

b) Devem ser evitados as proteínas, pois, quando digeridas liberam aminoácidos, dentre eles, o aminoácido fenilalanina que acumula no sangue do portador da fenilcetonúria e causa os problemas neurológicos característicos da doença.

 

02) A alimentação rica em gordura, o sedentarismo e o consumo de cigarro são hábitos presentes na sociedade atual, sendo responsáveis, em parte, pela hipertensão arterial, que, por sua vez, favorece o acúmulo de placas de gordura na parede interna das artérias, causando a aterosclerose.

a) O que ocorre com o fluxo sanguíneo nas artérias em que há acúmulo de placas de gordura? Justifique.

b) Em situação normal, quando o sangue bombeado pelo coração passa pelas artérias, esses vasos sofrem alterações estruturais, que permitem sua adaptação ao aumento de pressão. Explique como as artérias se alteram para se adaptar a esse aumento da pressão arterial. Que componente da parede da artéria permite essa adaptação?

 

Resolução:

a) O fluxo sanguíneo diminui, uma vez que as placas de gordura reduzem o calibre dos vasos sanguíneos.

b) As artérias sofrem uma discreta dilatação, com o consequente aumento do calibre,o que impede a obtenção de valores de pressão muito elevados. Essa dilatação é possível graças à camada de tecido muscular liso que constitui a túnica média das artérias.

 

Vestibulando Web - Copyright 1999-2011. Todos os direitos reservados.
- Prova resolvida Unicamp 2010 Biologia 1ª Fase

Ponto.Br