apostila enem biologia 2009

Comentário das questões de biologia do Enem 2009




Compartilhe a VWP


Apostila Biologia no Enem

Resolução das questões de Biologia do Enem 2009 segundo numeração da apostila.

Adquira a sua Apostila Biologia no Enem!

01) De acordo com o enunciado, o aumento da concentração de CO2 vem contribuindo para o aumento da temperatura global e o desmatamento contribui para aumento da concentração de CO2. Logo, a redução do desmatamento contribui para combater o efeito estufa, até porque as plantas sequestram CO2 da atmosfera para produção de compostos orgânicos.
Resposta: C

Apostila Enem02) As vacinas estimulam a produção de anticorpos, os quais ligam-se aos antígenos, favorecendo sua eliminação pelas células do sistema imunológico.
Resposta: A

03) A análise do gráfico nos revela que, quanto maior a quantidade de álcool ingerido, maior o tempo dele noorganismo, ou seja, maior é o tempo necessário para metabolizá-lo.
Resposta: D

04) A questão mostra um experimento que tem por objetivo mostrar a influência do ambiente sobre o fenótipo. Como as plantas utilizadas são derivadas de uma mesma planta original, por clonagem, são geneticamente iguais. As alterações que surgiram são apenas no fenótipo.
Resposta: B

05) A nova técnica produz uma insulina que não causará as reações aos diabéticos, conforme causa a insulina suína resultando, assim, em melhora da qualidade de vida dessas pessoas.
Resposta: D

06) Com a combustão dos combustíveis fósseis há liberação de CO2 para a atmosfera. A vantagem do uso de combustíveis verdes, é a necessidade do plantio de mais vegetais (ex.: cana) para a produção de mais matéria prima para a produção do biocombustível, o que implica na retirada de CO2 da atmosfera.
Resposta: D

07) Para a instalação de uma usina hidrelétrica é necessária a construção de um grande reservatório, que acaba por destruir o habitat de diversas espécies de animais e de vegetais.
Resposta: B

08) Nessa questão devemos considerar que aquelas plantas que apresentam estruturas mais adaptadas para a sobrevivência em ambiente com restrição de água são as que apresentarão maior distribuição em épocas glaciais, em que a planta deveria apresentar sérios problemas para a absorção de água e, portanto, deve apresentar estratégias para impedir a desidratação.. É importante lembrar de que, em condições de frio intenso,  as plantas podem sofrer a “seca fisiológica”, situação em que a planta não absorve água, mesmo o solo estando rico em água (ela se congela).
 Resposta: D

09) Nos animais endotérmicos (em que a temperatura é mantida constante por mecanismos internos), o sistema nervoso simpático desempenha importante papel ao estimular a sudorese. Assim, há liberação de água que, como possui um elevado calor de vaporização, rouba calor do corpo do animal, resfriando-o.
Resposta: C

10) A análise do texto deixa claro de que a energia usada por todos os processos metabólicos é, originariamente, proveniente do sol.
Resposta: C

11) A análise da figura nos revela que um mesmo RNA (produto da transcrição gênica) pode levar à produção de moléculas proteicas diferentes. Essa questão traz à tona uma discussão que já se arrasta há muito tempo na citogenética – qual o conceito de um gene?
Resposta: D

12) Nesta questão devemos considerar que a carga do medicamento não interfere no processo, visto que partículas destituídas de carga elétrica migram juntamente com o fluxo de solvente fisiológico – é a eletrosomose. Dessa forma, considerando o enunciado da questão, o uso da iontoforose (indolor e não invasivo) minimiza os efeitos indesejáveis que ocorrem quando a administração é pela boca.
Resposta: D

13) A solução definitiva para o problema é a substituição dos metais tóxicos por outros materiais de menor toxidade e que não sofrem bioacumulação. A opção C não traz a solução definitiva, visto que, na prática, não há devolução de todo material aos fabricantes, uma vez que nem todos os indivíduos possuem uma consciência ambiental bem formada.
Resposta: E

14) Os seres humanos (como os demais animais) apresentam o ciclo de vida do tipo diplobionte, que se caracteriza pela presença de indivíduos adultos diplóides, onde ocorre a meiose (gamética), com formação de gametas haploides. Por meio da fecundação, forma-se um zigoto diploide que se desenvolverá em novo animal adulto.
Resposta: C

15) Uma análise da tabela mostra que para cada 50 indivíduos infectados, 45 dão teste positivo e 05 apresentam resultado negativo.
Logo, para 100 indivíduos analisados, 90 deverão ser classificados como positivos.
Resposta: B

16) A questão é sobre evolução. Como o enunciado nos informa que a cor da  pelagem dos animais de uma população é muito parecida com a cor do solo em que ela se encontra, temos um caso clássico de seleção natural. Os indivíduos com as características mais favoráveis à sobrevivência em um dado ambiente são aqueles encontrados em maior abundância nesse ambiente.
Resposta: C

17) Nessa situação, a pesquisadora deverá usar espécies que suportam sol forte (uma vez que não há uma cobertura vegetal formada para protegê-las da radiação luminosa), com crescimento rápido e que sejam pouco exigentes quanto às condições do ambiente. Tais características ocorrem em espécies pioneiras.
Resposta: B

18) A água é um fator indispensável à ação dos micro-organismos responsáveis pela decomposição. Assim, sem água não há compostagem.
Resposta: C

19) Com a deficiência nos cones, as cores primárias não serão percebidas (vermelho é uma delas). Como os bastonetes não distinguem os comprimentos de onda (não distinguem cores), o objeto será percebido como cinza.
Resposta: D

20) Nessa questão há a informação de que o número de cópias de um mesmo cromossomo por célula maximiza a chance de se obter moléculas não degradadas para a perícia. Assim, dentre as opções oferecidas (DNA mitocondrial; cromossomo X ; autossomos e cromossomo Y), temos que:
- Cromossomo Y há apenas 1 por célula (e se a pessoa for do sexo masculino);
- Cromossomo X (há, no máximo, 2 por células à se a pessoa for do sexo feminino).
- Autossomos: há 1 par por célula (1 de cada genitor).
- DNA mitocondrial à há vários por célula, visto que cada célula pode ter várias mitocôndrias.
Resposta: A

21) Como se trata de uma tecnologia nova, faltam estudos investigativos sobre os impactos das nanopartículas sobre as células (visto que atravessam a membrana plasmática com relativa facilidade, passando pelos poros e canais) e os seres vivos (e até mesmo sobre os ecossistemas).
Resposta: D

22) Com o despejo de  material particulado e dissolvido na água, haverá uma redução da penetração de luz. Consequentemente, haverá uma menor produção primária o que implicará em menos alimento para os consumidores, levando a desequilíbrios ambientais.
Resposta: E

Leia mais...

» Biocombustíveis é tema forte para provas de vestibular
» Compreenda a Organização Celular
» Questões resolvidas sobre Especiação.
» Questões resolvidas sobre Sistema Digestivo.
» Prova resolvida de Biologia da Unicamp 2010
» Compreenda funcionamento das Pílulas Anticoncepcionais

Vestibulando Web - Copyright 1999-2011. Todos os direitos reservados.
Comentários Apostila Biologia no Enem 2009

Ponto.Br