Questões sobre Vírus

Atualizada em: 16/03/2017

Prepare-se para o Enem e Vestibular resolvendo questões sobre Vírus. Deixe seus comentários e tire suas dúvidas.

Vírus

01) (UNESA/2015.2) Os vírus são seres parasitas intracelulares obrigatórios, que precisam infectar células e utilizar a maquinária desta para se multiplicar. Sobre os vírus pode-se dizer que:

A) Possuem características fundamentais dos seres vivos, como estrutura celular, capacidade de reprodução e de sofrer mutações.

B) São seres vivos maiores que as bactérias e por isso não atravessam filtros que permitem a passagem de bactérias.

C) São formados por uma carapaça proteica, que envolve o retículo endoplasmático e possui ribossomos aderidos à sua superfície.

D) São todos parasitas animais, com alta especificidade à espécie animal que infecta.

E) Podem desempenhar uma função semelhante à dos antibióticos, promovendo a morte e impedindo a reprodução de bactérias.

02) (USF/2015) Vírus ebola é transmitido por contato com mucosas ou feridas na pele (Primeira vítima europeia morreu nesta terça-feira (12), em Madri. Desde março, mais de mil morreram na África; OMS decretou emergência).

O vírus ebola fez sua primeira vítima europeia nesta terça-feira (12). O missionário espanhol Miguel Pajares, de 75 anos, contraiu a doença na Libéria e foi transferido para um hospital da Espanha no dia 7. Desde março, a doença já matou mais de mil pessoas na África. E a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou emergência internacional por causa da epidemia. As autoridades de saúde estão preocupadas porque esta é a primeira vez que o ebola chega a cidades populosas.

Segundo os infectologistas Caio Rosenthal e Esper Kallás, o vírus é transmitido por mucosas (boca, nariz e olhos) ou feridas na pele em contato direto com sangue, tecidos, fluidos corporais ou secreções (fezes, urina, saliva, sêmen) de pessoas infectadas. A transmissão também pode ocorrer pelo contato com animais (mamíferos como chimpanzés, porcos-espinhos, morcegos ou antílopes) ou objetos contaminados, como roupas, roupas de cama ou agulhas usadas por pacientes. O contágio pelo vírus, portanto, não ocorre pela água, por alimentos ou pelo ar.
Disponível em: <http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/08/virus-ebola-e-transmitido-por-mucosas-ou-feridas-na-pele.html> Acesso em: 05/09/2014, às 15h34min (fins pedagógicos).

O comportamento frente a uma virose é diferente do comportamento diante de uma bacteriose ou uma protozoose, considerando que os microrganismos causadores dos citados males apresentam natureza biológica diferente. Sobre os vírus, assinale a alternativa correta.

A) São muito letais, pois com um pouco de carbono, hidrogênio e nitrogênio eles podem sintetizar moléculas orgânicas básicas.

B) Eles são parasitos intracelulares obrigatórios.

C) São geneticamente versáteis por possuírem DNA e os três tipos de RNA.

D) São facilmente controlados com medicamentos por apresentarem baixa taxa de mutação.

E) A atual geração de antibióticos é bastante eficaz para a maioria das viroses.

03) (FCSB/2014 – Medicina)  A dengue, a AIDS e a gripe causada pelo H1N1 são viroses atualmente monitoradas pelos órgãos de saúde pública. Uma semelhança entre esses vírus está no fato de apresentarem RNA como material genético. Entretanto, o HIV, causador da AIDS, é considerado um retrovírus, pois:

A) utiliza seu RNA diretamente como mensageiro, ribossômico e transportador durante a infecção.

B) converte seu RNA em DNA antes da contaminação.

C) contém uma enzima, a transcriptase reversa, para síntese de DNA a partir do RNA.

D) modifica o genoma humano, convertendo o DNA em RNA.

E) não depende dos processos celulares de transcrição do RNA e tradução de proteínas.

04) (UECE/2016.2) No que diz respeito ao Zica Vírus (ZIKV), assinale a afirmação verdadeira.

A) Pode provocar danos no cérebro, que comprometem a visão, a audição e a coordenação motora, mesmo sem a manifestação da microcefalia.

B) Da família Flaviviridae, corresponde a um retrovírus transmitido pelo Aedes aegypti.

C) Prova febre, vômitos, tosse, dores no corpo, sendo o sintoma mais grave a paralisia dos membros inferiores.

D) o controle da doença, na população, passa pelo controle dos focos de Aedes aegypti e por campanhas de vacinação voltadas à imunização contra o vírus.

05) (UECE/2016.2)  Atente ao seguinte excerto:
“[...] Sabe-se que as malformações congênitas, dentre elas a microcefalia, têm etiologia complexa e multifatorial, podendo ocorrer em decorrência de processos infecciosos durante a gestação. As evidências disponíveis até o momento indicam fortemente que o vírus Zika está relacionado à ocorrência de microcefalias. No entanto, não há como afirmar que a presença do vírus Zika durante a gestação leva, inevitavelmente, ao desenvolvimento de microcefalia no feto. A exemplo de outras infecções congênitas, o desenvolvimento dessas anomalias depende de diferentes fatores que podem estar relacionados à carga viral, fatores do hospedeiro, momento da infecção ou presença de outros fatores e condições desconhecidos até o momento. Por isso, é fundamental continuar os estudos para descrever melhor a história natural dessa doença”.
(Ministério da Saúde - Protocolo de vigilância e resposta à ocorrência de microcefalia relacionada à infecção pelo vírus zika, 2015).

Sobre a replicação viral, é INCORRETO afirmar que

A) o genoma viral é de DNA ou de RNA.

B) na célula hospedeira o genoma viral direciona a síntese dos componentes necessários para a produção de novos virions, que são veículos para transmissão do genoma viral para a próxima célula hospedeira ou organismo.

C) todos os genomas virais são parasitas moleculares obrigatórios que somente se tornam funcionais após se replicarem em uma célula.

D) todos os vírus devem transcrever o tRNA que será traduzido pelos ribossomos do hospedeiro: então, os vírus são parasitas da maquinaria de síntese proteica da célula.

06)(UFV-JULHO/2009)  Os Influenzavirus A são retrovírus e os seus subtipos são designados usando as letras H (de hemaglutinina), N (de neuramidase), acompanhadas de um número de referência. Denominado erroneamente de gripe suína, o surto que está causando transtornos para os seres humanos é causado por um subtipo identificado como H1N1. Em relação aos retrovírus, é CORRETO afirmar que são constituídos por:

A) DNA como material genético e algumas enzimas necessárias para a replicação do mesmo.

B) RNA como material genético e um capsídio contendo lipídios e proteínas, similar à membrana plasmática.

C) um capsídio proteico e apresentam RNA como material genético.

D) um capsídio proteico e apresentam DNA como material genético.

Gabarito das Questões sobre Vírus

01) Os bacteriófagos são vírus que infectam bactérias, reproduzindo-se no interior delas. Para seu processo de reprodução acabam utilizando de todo o maquinário bacteriano (ribossomos; aminoácidos...), culminando com a morte da célula bacteriana, efeito similar ao dos antibióticos.

Resp.: E

02) Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, uma vez que só manifestam atividade metabólica dentro de uma célula viva.

Resp.: B

03) Os retrovírus são vírus que apresentam a enzima transcriptase reversa, responsável pela catalisação da produção de DNA a partir do RNA (uma transcrição reversa), processo inverso ao que ocorre nos seres vivos de todos os reinos.

Resp.: C

04) O Zica Vírus é um vírus de RNA, porém, sem a transcriptase reversa (logo, não se trata de um retrovírus). Integrante da família Flaviviridae, é transmitido ao ser humano pela picada do mosquito Aedes aegypti (fêmea). Dentre os sintomas, uma leve coceira e uma discreta dor articular são bastante comuns, além da ocorrência de manchas vermelhas a partir do 5º dia. Eventualmente podem ocorrer complicações neurológicas (inclusive há relação com síndrome de Guillàn-Barré), sem que ocorram quadros de microcefalia.

Resp.: A

05)  Durante o processo de reprodução viral, o material genético do vírus (DNA ou RNA) serve de molde à síntese de RNA’s mensageiros (processo conhecido como transcrição). Estes RNA’s serão traduzidos nos ribossomos da célula hospedeira, para a produção de proteínas do capsídeo viral.

Resp.: D

06) Os vírus são constituídos por uma cápsula de natureza proteica (capsídeo) e um miolo de material genético que, no caso dos Influenzavírus é o RNA.

Resp.: C

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: Facebook, Google+ e Twitter. Compartilhe este material.

Recomendamos para você