Curso de Ciência da Computação

Curso de Ciência da Computação


Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon

Lomadee, uma nova espécie na web. A maior plataforma de afiliados da América Latina

Ciência da Computação

Criar programas de informática é a principal atribuição desse profissional. Para isso, ele analisa as necessidades dos usuários, gerencia equipes de criação e instala sistemas de computação. O graduado em Computação elabora softwares, desde programas básicos de controle de estoque até os mais complexos sistemas de processamento de informações, como os utilizados nas pesquisas espaciais e na medicina genética. Dá assistência aos usuários, mantém redes de computadores em funcionamento e assegura as conexões com a internet.

Em indústrias e institutos de pesquisa, implanta bancos de dados e instala sistemas de segurança para as operações de compra e venda pela rede. Além do conhecimento em computação, o mercado precisa de profissionais na área de vendas, com desenvoltura para negócios. Por conhecer a parte técnica, o cientista tem mais sucesso ao oferecer o produto de forma personalizada ao cliente. Como as demandas de cada cliente são diferentes, nunca um trabalho é igual ao outro. O cientista da computação coleta os dados da empresa, levanta suas necessidades e, no escritório, desenvolve o produto. Os prazos geralmente são curtos e o trabalho exige viagens constantes.

Mercado de Trabalho

A carência de profissionais da área de Tecnologia da Informação no país aumentou a demanda. Graças à abrangência da formação, esse bacharel pode atuar em diversos segmentos do mercado. As maiores chances de colocação estão em empresas de auditoria, de telecomunicações e da área financeira, além de consultorias e empresas de informática, como as gigantes Intel, Microsoft, Dell, AMD e IBM. Sem falar nas empresas que oferecem serviços de hospedagem de sites, data center e call center, onde a presença de profissionais qualificados é certa para a administração das redes. Nelas, o profissional trabalha principalmente com suporte, desenvolvimento de sistemas e implantação de novas tecnologias e softwares. Além disso, a expansão do uso de redes de computadores e de softwares nas áreas médica e educacional amplia o mercado de trabalho para o graduado.

As vagas se concentram em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis e Manaus, onde há pólos de produção de softwares. Na região Nordeste, especialmente nos estados de Pernambuco e Paraíba, a demanda é crescente. No setor público, em menor escala, há concursos para o especialista atuar na instalação e no gerenciamento de infra-estruturas de informática, que são essenciais para qualquer área do governo funcionar. Os recém-formados podem ainda montar suas próprias empresas, nas quaisdesenvolvem sistemas para companhias maiores. A especialização em engenharia de software e banco de dados também garante boa colocação no mercado.

O Curso

A graduação em ciência da computação dura em média quatro anos, exige que você tenha facilidade para raciocínios abstratos e fazer contas, pois ele é uma maratona de cálculos. As disciplinas básicas incluem matemática, física, eletricidade, eletrônica, fundamentos da computação e linguagens formais. Fique preparado para se envolver também em atividades que buscam o aprimoramento da capacidade de expressão e do relacionamento humano. Entre as matérias optativas estão princípios de interação homem-computador e informação, comunicação e a sociedade do conhecimento. Para que o estudante possa gerenciar o próprio negócio, a maioria dos cursos inclui no currículo disciplinas de administração e empreendedorismo. Na conclusão do curso é exigida uma monografia.

O que você pode fazer?

Banco de dados
Criar programas de computador que organizem, classifiquem, façam a indexação e permitam acesso
à informação.

Desenvolvimento de softwares e aplicativos
Elaborar programas de computador, adaptando-os às necessidades do cliente.

Marketing e vendas
Divulgar e vender softwares. Analisar e planejar novos produtos que atendam às necessidades dos usuários.

Suporte
Assessorar usuários na compra de equipamentos e programas. Dar manutenção a sistemas e redes de computadores


Recomende a Vestibulando Web aos seus amigos

Seu nome:
Seu e-mail:
Nome do seu amigo:
E-mail do seu amigo:
Mensagem:

Vestibulando Web - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.

Ponto.Br