correção enem 2011

Confira a correção das questões das provas do Enem 2011


Correção Enem 2011

Atualizada em: 22/10/2011

Correção Online Enem 2011

A correção online do Exame Nacional do Ensino Médio vem sendo realizada a cada ano pelos diversos cursinhos do país em parceria com portais de educação.

A partir das 18h deste sábado e domingo, 22 e 23 de outubro, a resolução comentada de cada uma das questões passa a ser postada por diversos cursinhos. Fique ligado e acompanhe a resolução em tempo real.

As provas e gabaritos oficiais serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) às 20h de terça-feira, dia 25 de outubro. A liberação das notas do Enem 2011 está prevista para 04 de janeiro de 2012.

 

Questão 20 - Prova Azul

Embora o Brasil seja signatário de convenções e tratados internacionais contra a tortura e tenha incorporado em seu ordenamento jurídico uma lei tipificando o crime, ele continua a ocorrer em larga escala. Mesmo que a lei que tipifica a tortura esteja vigente desde 1997, até o ano 2000 não se conhece nenhum caso de condenação de torturadores julgado em última instância, embora tenham sido registrados nesse período centenas de casos, além de numerosos outros presumíveis, mas não registrados.

Disponível em: http://www.dhnet.org.br. Acesso em: 16 jun. 2010 (adaptado).


O texto destaca a questão da tortura no país, apontando que
A) a justiça brasileira, por meio de tratados e leis, tem conseguido inibir e, inclusive, extinguir a prática da tortura.
B) a existência da lei não basta como garantia de justiça para as vítimas e testemunhas dos casos de tortura.
C) as denúncias anônimas dificultam a ação da justiça, impedindo que torturadores sejam reconhecidos e identificados pelo crime cometido.
D) a falta de registro da tortura por parte das autoridades policiais, em razão do desconhecimento da tortura como crime, legitima a impunidade.
E) a justiça tem esbarrado na precária existência de jurisprudência a respeito da tortura, o que a impede de atuar nesses casos.

Resolução:

Essa questão aborda as profundas diferenças entre o sistema legislativo brasileiro e a realidade nacional. Embora a tortura seja tipificada como crime ela, continua em prática por todo o país, contando, muitas vezes, com a omissão do poder público, como atestam os inúmeros relatórios da Comissão de Direitos Humanos da ONU.

Resposta: B

 

Acompanhe a Correção Online das Provas do Enem 2011

- Gabarito do 2º dia do Enem 2011



Primeiro Dia

Segundo Dia

Leia mais...

» Informações sobre o Enem
» Edital do Enem 2013
» Informações sobre o SiSU
» Informações sobre o ProUni
» Siga a VestibulandoWeb no Twitter
» Siga a VestibulandoWeb no Facebook

Compartilhe este site com seus amigos!

Vestibulando Web - Copyright 1999-2011. Todos os direitos reservados.
Correção Enem 2011

Ponto.Br