Nota mínima para obter o Certificado de Ensino Médio pelo Enem 2013

Atualizada em: 04/01/2014

Resultado com as notas individuais do Enem 2013 foi divulgado na noite de sexta-feira, dia 03

Resultado do Enem

Na noite desta sexta-feira, dia 03, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Essa divulgação era aguardada por milhões de estudantes desde o início da sexta-feira, uma vez que o Inep havia comunicado que o resultado sairia entre os dias 03 e 04 de janeiro.

Com a demora na divulgação do resultado do Enem 2013, milhares de estudantes passaram o dia tentando acessar o site do Inep. Como as notas não saíam, diversas mensagens passaram a ser postadas nas redes sociais criticando o MEC e o Inep. Até mesmo o personagem fictício Dilma Bolada entrou no clima das brincadeiras e publicou uma "conversa" entre a "presidente" e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Os candidatos tem relatado dificuldade para acessar a nota individual no Enem 2013 e para recuperar a senha do Enem 2013, uma vez que está dando mensagem de erro. Um passo a passo de como fazer para recuperar a senha pode ser visto neste link.

Com a divulgação da nota do Enem 2013, muitas dúvidas surgiram entre os estudantes. Uma delas diz respeito à forma como a nota pode ser usada para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio. Aproveitamos para lembrá-los que no menu horizontal no início desta página o candidato pode obter informações sobre o SiSU 2014, ProUni e Enem 2014. Confira!


Nota para obter a Certificação do Ensino Médio pelo Enem 2013

Uma vez publicado as notas do Enem 2013, diversos estudantes estão procurando saber se conseguiram nota suficiente para obter a certificação do Ensino Médio. Para isso, é necessário atender às seguintes exigências:

- Possuir mais de 18 anos até a data de realização da primeira prova do Enem

- Obter no mínimo 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Enem 2013

- Obter no mínimo 500 (quinhentos) pontos na redação do Enem 2013.


A emissão do documento certificador não é realizada pelo Inep, ficando a critério da Unidade Certificadora, que estabelecerá resoluções específicas para aceitação do pedido. Confira a lista das unidades que aderiram ao Enem, no edital do Enem 2013.

O candidato tem a opção, ainda, de tirar todas as dúvidas sobre como tirar o certificado do Ensino Médio pelo nota do Enem a partir do Guia de Certificação do Enem divulgado pelo Inep.