duvidas novo enem

Dúvidas novo Enem!


Dúvidas Novo Enem: Perguntas e respostas

Com a criação do novo Enem, diversas tem sido as mudanças nos processos seletivos para se adequarem ao novo sistema de avaliação. Diversos cursinhos também estão procurando se adaptar. Entretanto, muitas são as dúvidas relacionadas ao novo Enem.

Dúvidas sobre o novo Enem:

Qual o motivo da mudança?

Embora o MEC reconheça que o vestibular seleciona os melhores candidatos, alega que haverá maiores chances de ingressar em uma universidade por meio do novo Enem, uma vez que poderá se candidatar a diversas instituições simultaneamente. Consequentemente, espera-se reduzir os custos para os estudantes tais como taxa de inscrição e de viagens para realizar os exames.


O Enem antigo não pode ser usado como vestibular?

Segundo informações do MEC, o novo Enem permitirá uma maior diferenciação das as habilidades dos candidatos. A prova terá maior número de questões (200 ao todo), com níveis de complexidade diferentes. Pretende-se comparar as notas ano a ano.


Quantas questões no novo Enem?
Este ano a prova do novo Enem será constituída por 200 questões objetivas com cinco alternativas. Até 2008, a prova apresentava 63 questões de múltipla escolha.


Haverá redação?
Sim. A redação, assim como ocorria em anos anteriores (modelo dissertativo), está mantida no novo Enem.


Qual a data da prova do novo Enem?
O MEC publicou que a prova será realizada nos dias 3 e 4 de outubro.


Quando será divulgado o resultado?

As notas da prova objetiva serão divulgadas em 4 de dezembro. O resultado final, incluindo a redação, está previsto para o dia 8 de janeiro de 2010.


Haverá mudanças no conteúdo?

Pretende-se com o novo formato da prova cobrar ainda habilidades e competências. Entretanto, deve-se abordar mais conteúdo do que nas edições anteriores, de forma a se aproximar mais dos atuais vestibulares.


Quais as disciplinas avaliadas?

Na verdade o novo Enem contará com uma prova na qual serão avaliadas quatro áreas do saber: linguagens, códigos e suas tecnologias (incluindo redação); ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias. Cada uma das áreas deverá ter cerca de 50 testes.


A preparação do aluno deve mudar?
Segundo o MEC, o aluno que estiver preparado para provas como as do antigo Enem ou dos vestibulares atuais podem se considerar preparados.


Fórmulas serão cobradas?

A idéia é justamente reduzir a "decoreba". Provavelmente as questões já irão apresentar as fórmulas necessárias, não significando que seja simplesmente substituir valores. Espera-se exigir bom conhecimento das disciplinas e entendimento dos conceitos para resolução das questões.


Períodos históricos serão abordados?

Pela proposta, não se justifica a cobrança de conhecimento enciclopédico, como datas. Será cobrado, obviamente, é o conhecimento aprofundado da história, da relação entre os fatos e as implicações do conhecimento do passado no presente.


Questões atuais podem ser cobradas na prova?

A contextualização a cada dia vem tomando espaço nas provas do Enem e dos principais vestibulares do país. Sendo assim, os candidatos podem esperar questões que envolvam atualidades como base no teste. Sendo assim, procure ler bastante e se manter informado.


Língua estrangeira será cobrada?

Em 2009, não será cobrada qualquer língua estrangeira na prova do novo Enem. Pretende-se em 2010 cobrar inglês e espanhol. Não ficou definido ainda pelo MEC se o candidato poderá fazer a escolha entre um ou outro idioma.


Como o novo Enem será adotado pelas Universidades?

O MEC definiu quatro formas de utilização do novo Enem para ingresso nas universidades. São elas:

- o Enem como fase única

- o Enem como primeira fase

- o Enem como fase única para as vagas ociosas, após o vestibular

- o Enem combinado ao atual vestibular da instituição. Neste último caso, fica a cargo da universidade definir o percentual da nota do Enem a ser utilizado junto com a nota do vestibular.


Novas regras de ortografia serão exigidas?

Não. Pelo decreto assinado referente ao acordo ortográfico, a grafia antiga será aceita até 2012. Os examinadores terão de aceitar as duas grafias.


A prova do Enem dá direito a candidatar-me em quantas faculdades?

O novo Enem permitirá que o estudante escolha até cinco opções de cursos em instituições de todo o país, desde que ela tenha aderido ao novo sistema. Será permitido escolher diferentes cursos em instituições distintas.


Universidades particulares e estaduais podem aderir ao novo Enem?

Sim. A adoção é livre, de escolha das instituições. A Universidade Fedral de Minas Gerais (UFMG), a Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) informaram que não aderem ao novo Enem este ano.


Haverá mudança no sistema de inscrição para os vestibulares?

As inscrições serão pela internet, por meio de um sistema semelhante ao que já é usado no Prouni (Programa Universidade para Todos).


É possível avaliar se a nota será suficiente para conseguir uma vaga?

Segundo o MEC, a nota mínima para ingresso em cada curso será atualizada diariamente, em tempo real. Logo, o candidato poderá saber se tem pontos suficientes para conquistar a vaga. Se não tiver, poderá modificar sua escolha quantas vezes desejar, até que termine o prazo de opção.


Haverá mudanças no Ensino Médio após criação do novo Enem?

Um dos objetivos da criação do novo sistema de avaliação, o novo Enem, é justamente provocar mudanças no sistema de ensino médio. Com este tipo de prova, as escolas deverão prepará-los para questões mais "inteligentes", favorecendo o desenvolvimento do raciocínio.


Quem já tem o colegial tem condições de se sair bem na prova do novo Enem?

Uma vez que aprova não exija conteúdos de memorização, acredita-se que qualquer estudante está competindo em condições iguais com os demais. O candidato deve estar ciente que a prova exigirá mais a capacidade de relacionar fatos, de aplicar conhecimentos das disciplinas e habilidades de interpretação de texto, gráficos e problemas

Compartilhe este site com seus amigos!

Vestibulando Web - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.
- Dúvidas novo Enem

Ponto.Br