Edital Enem 2017

Atualizada em: 07/01/2017

ENEM 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. Edital, Inscrições, local de prova, cronograma, gabarito e resultado do Enem 2017.

Edital Enem 2017: falaremos um pouco sobre as inscrições do Enem 2017, o cronograma do exame, bem como as provas, os programas do governo, como estudar para o Enem e dicas para as provas. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 com o objetivo de avaliar o desempenho dos alunos no final do ensino médio. Em 2009, o governo criou novos programas educacionais e, através deles, as instituições começaram a selecionar os alunos para concorrer a vagas no Ensino Superior.

Por meio da nota obtida no Enem os candidatos podem concorrer a uma vaga pelo Sisu (Sistema Seleção Unificada), ProUni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante). Além disso, é possível usar as notas do Enem para concluir o ensino médio através do certificado de conclusão.

Como fazer a Inscrição no Enem 2017?

A inscrição no Enem 2017 é feita no site do Inep, no endereço http://enem.inep.gov.br. O período de inscrição ocorre uma única vez ao ano. Para acessar a página de inscrição, o candidato deve fornecer o número do cadastro de pessoa física (CPF) e data de nascimento. No ato da inscrição é necessário cadastrar um e-mail válido, pois é através deste e-mail que você receberá informações sobre o processo seletivo. Ao longo da inscrição o estudante também preenche o questionário sócio-econômico.

É de responsabilidade do participante informar os dados corretamente no momento de se inscrever no Enem 2017. Qualquer alteração necessária só será possível durante o período de inscrição. Para acessar as informações de registro, basta visitar o site do Enem e clicar na guia "participante". Esta página contém todas as informações sobre o registro do candidato. Para acessar, basta digitar o CPF e a senha (a senha é criada durante a inscrição). Se você esquecer a senha, o participante pode optar por receber uma senha temporária, clicando em "Esqueci minha senha".

Edital do Enem 2017

O edital do Enem 2017 será divulgado, provavelmente, em abril. A taxa de inscrição do Enem 2017, se mantida no valor do ano passado, será no valor de R$68,00, pago apenas para no Banco do Brasil através da GRU (Guia de Recolhimento da União). Quem não efetuar o pagamento até a data de vencimento perde o direito de fazer a prova do exame. Candidatos de escolas públicas estão isentos da taxa de inscrição.

O participante tem ainda a opção de declarar carência, e não pagar a taxa de inscrição. O pedido pode ser feito ao final da inscrição por pessoas de baixa renda. O requerimento é avaliado pelo Inep e então o candidato recebe a resposta se obteve o direito de isenção da taxa.

Inscreva-se no Enem 2017

Cartão de confirmação de inscrição do Enem 2017

O cartão de confirmação do Enem 2017 será disponibilizado na página do participante do Enem. No cartão de confirmação de inscrição o participante pode encontrar o local de prova, o número da sala, endereço, nome completo, informações pessoais, a data e o horário de aplicação das provas, e os tipos de necessidades especiais solicitados pelo participante. Não é necessário apresentar o cartão de confirmação no dia do exame.

O que levar no dia da prova do Enem 2017?

O participante deverá ter em mãos um documento de identidade oficial com foto (exemplo: Carteira de Identidade (RG) expedida pela Secretaria de Segurança Pública, pelas forças armadas, policiais militares, Polícia Federal; identidade expedida pelo Ministério da Justiça, Carteira de Trabalho, Carteira de habilitação, Certificado de dispensa de Incorporação, Certificado de Reservista, Passaporte e Identidade Funcional em consonância.

Duração da Prova do Enem 2017

Assim como nos anos anteriores, o Enem ocorrerá em dois dias seguidos. No sábado, os participantes farão as provas de ciências humanas e ciências da natureza, com duração de 4h30. No domingo serão aplicadas as provas de linguagens e códigos, matemática e redação, com duração de 5h30.

Fique atento às datas e cronogramas do Enem, SiSU e ProUni, pois são curtos os prazos de inscrições. Participe de nossas redes sociais e tenha acesso a vários materiais importantes: FacebookGoogle+ e Twitter. Compartilhe este material.

matérias relacionadas
Comentários