enem 2010: espanhol, inglês e francês

Enem 2010 terá três línguas estrangeiras


Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon

Enem deste ano terá prova de espanhol, inglês e francês

10/03/2010

Os estudantes que vão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano terão mais uma novidade pela frente. O MEC já definiu que a edição de 2010 terá três línguas estrangeiras: inglês, espanhol e francês.

Ainda não foi divulgada a quantidade de questões, mas provavelmente os candidatos poderão optar por uma das três línguas, a exemplo do que acontece em vestibulares.

A ausência das questões de língua estrangeira no exame passado foi motivo de críticas dos estudantes, que também podem ficar apreensivos com a nova informação. Mas o MEC assegura que o método de Teoria de Resposta ao Item (TRI), o chamado “sistema antichute”, vai minimizar a diferença do grau de dificuldade entre as provas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável pelo exame, ainda não definiu se o Enem terá uma ou duas edições, como chegou a ser anunciado no ano passado. O conteúdo de língua estrangeira também estava previsto para este ano, desde que o exame passou por reformulações.

Mais chances
As possíveis mudanças, que devem ser anunciadas ainda nesta semana pelo MEC, serão para atender tanto às faculdades que realizam o vestibular no meio do ano quanto às instituições de ensino que realizam processo seletivo no final do ano letivo. Dessa forma, os estudantes poderiam concorrer a mais vagas e instituições.

O Enem foi criado em 1998, mas ganhou força no ano passado ao passar por mudanças no formato e ser utilizado como processo seletivo em diversas universidades federais, como a Ufes, que em 2009, adotou o teste para substituir a primeira etapa do vestibular.

Na última edição, o exame teve 180 questões objetivas distribuídas em quatro áreas – Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens –, além de Redação.

 

Leia mais...

» Informações sobre o Enem
» Edital do Enem 2013
» Informações sobre o SiSU
» Informações sobre o ProUni
» Siga a VestibulandoWeb no Twitter
» Siga a VestibulandoWeb no Facebook

Compartilhe este site com seus amigos!

Vestibulando Web - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.
- Enem 2010 - Inglês, Francês e Espanhol

Ponto.Br