enem 2010

Provas ocorrem em novembro


Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon

Enem 2010: provas serão realizadas em 6 e 7 de novembro

Atualizado em: 08/05/2010

Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será nos dias 6 e 7 de novembro, depois dos dois turnos das eleições. Segundo o ministro, faltava apenas a confirmação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Ministério da Educação (MEC) e o Inep confirmaram a nova data para a realização do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), previsto inicialmente para 7 de novembro. Haddad disse esperar que o resultado do Enem saia na primeira semana de janeiro de 2011.

Biologia no Enem

- Apostila "Biologia no Enem"

 

Com essa data, o resultado das provas deve estar disponível na primeira semana de janeiro para ser usado por instituições públicas de ensino superior como forma de ingresso. Em 2009, 51 aderiram ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que ofereceu 47,9 mil vagas.

 

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2010 já estava marcado para o primeiro fim de semana de novembro e, devido ao Enem, foi adiado.

 

No ano passado, a realização do Enem foi prejudicada devido ao vazamento da prova e o adiamento da data de realização, que alterou o calendário de vestibulares em todo o país. Cinco homens foram indiciados pelo roubo da prova.

 

A expectativa é que neste ano cerca de 6 milhões de estudantes fazem o Enem. No ano passado, 4,2 milhões se inscreveram e 2,5 milhões fizeram a prova.

 

Três línguas estrangeiras

Os estudantes que vão fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano terão mais uma novidade pela frente. O MEC já definiu que a edição de 2010 terá três línguas estrangeiras: inglês, espanhol e francês.

 

Ainda não foi divulgada a quantidade de questões, mas provavelmente os candidatos poderão optar por uma das três línguas, a exemplo do que acontece em vestibulares.

 

A ausência das questões de língua estrangeira no exame passado foi motivo de críticas dos estudantes, que também podem ficar apreensivos com a nova informação. Mas o MEC assegura que o método de Teoria de Resposta ao Item (TRI), o chamado “sistema antichute”, vai minimizar a diferença do grau de dificuldade entre as provas.

 

Leia mais...

» Informações sobre o Enem
» Edital do Enem 2013
» Informações sobre o SiSU
» Informações sobre o ProUni
» Siga a VestibulandoWeb no Twitter
» Siga a VestibulandoWeb no Facebook

Compartilhe este site com seus amigos!

Vestibulando Web - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.
Enem 2010

Ponto.Br