enem 2013

Supervisores fazem curso para apoiar trabalho dos corretores



Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon

Enem 2013: Supervisores fazem curso para apoiar trabalho de corretores de redações do Enem

13/08/2013

Os 280 profissionais que vão supervisionar o trabalho de correção das redações do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, em outubro próximo, passaram por cursos de capacitação a distância no início de agosto. Os 8,4 mil corretores iniciaram a capacitação presencial nos dias 03 e 04 de agosto.

No curso foram discutidos aspectos teóricos de cada uma das competências da matriz de correção das redações do exame e esclarecidos os critérios avaliados e as mudanças que ocorreram em relação a 2012.

Para a edição deste ano, houve aumento da equipe que acompanhará a correção das redações. Serão 8,4 mil corretores, 280 supervisores e 35 coordenadores. No ano passado, foram 5,6 mil corretores, 230 supervisores e 12 coordenadores.

Na segunda quinzena de agosto, será publicado o Guia do Participante – 2013, com exemplos de redações que obtiveram nota 1.000.

Entre as mudanças para a edição de 2013 do exame, está o maior rigor na correção das redações. A discrepância entre as notas dos dois corretores independentes não pode passar de 100 pontos – em 2012, era de 200. Se houver discrepância acima de 100 pontos, a redação passará por um terceiro corretor.

Caso permaneça a diferença, a correção ficará a cargo de uma banca de especialistas. As redações serão corrigidas com base em cinco competências, que valem até 200 pontos.

A partir desta edição, também está prevista a anulação da redação que apresentar partes do texto deliberadamente desconectadas com o tema proposto. A mudança está prevista no edital do Enem de 2013, publicado no Diário Oficial da União do dia 9 de maio.

Leia mais...

» Informações sobre o Enem
» Edital do Enem 2013
» Informações sobre o SiSU
» Informações sobre o ProUni
» Siga a VestibulandoWeb no Twitter
» Siga a VestibulandoWeb no Facebook

Vestibulando Web - Copyright 1999-2013. Todos os direitos reservados.
Enem 2013

Ponto.Br