enem - Exame nacional do ensino médio

Enem 2011 torna-se o vestibular de muitas universidades



Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon

Enem: Exame Nacional do Ensino Médio

Atualizada em: 02/06/2011

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova criada em 1998 pelo Ministério da Educação (MEC) do Brasil. O Enem vinha sendo utilizado como ferramenta para avaliar a qualidade geral do Ensino Médio no país.

Recentemente, o Enem começou a ser utilizado como exame de acesso ao Ensino Superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar pontos para o ProUni (Programa Universidade para Todos) e, a partir de 2009, além de servir como certificação de conclusão do Ensino Médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, substituindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

 

A Prova do Enem

O Enem é uma prova diferente dos vestibulares tradicionais aplicados pelas próprias universidades, pois tem como característica a transdisciplinaridade, ou seja, são questões que dependem do uso de duas ou mais disciplinas aprendidas no ensino médio para obter sua resposta.

Muitas faculdades e universidades usam a nota do Enem em seus processos seletivos. Diante disso, o número de inscritos no Enem tem crescido a cada ano.

O novo modelo de prova do Enem, adotado a partir de 2009 contém 180 questões e uma redação. Por objetivar avaliar competências e não informações, a prova não é dividida em matérias. Também não é indicada a competência a ser avaliada em cada questão. A prova passou a ser dividida em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

 

O Enem 2011

O exame do ENEM 2011 continuará com 180 questões de múltipla escolha e uma redação. A novidade para a edição deste ano é a inclusão de língua estrangeira. No momento da inscrição do Enem 2011, o aluno deverá escolher entre o inglês e o espanhol.


» Informações sobre o Enem 2011

» Data das Provas do Enem 2011

» Inscrições para o Enem 2011

» Edital do Enem 2011

 

Problemas ocorridos com o Enem

Em 2009 a credibilidade do Enem foi um pouco abalada devido à fraude que ocorreu com a prova. As provas do Enem já realizadas, inclusive a fraudada, estão disponíveis para download.

O Enem 2010 foi marcado por disputa judicial. A Justiça chegou a suspender o Enem 2010. No dia 8 de novembro, a juíza Karla de Almeida Miranda Maia, da 7ª Vara Federal do Ceará, acatou argumento do MPF (Ministério Público Federal) e determinou a imediata suspensão do Enem 2010 em todo o Brasil. A Justiça entendeu que o erro de impressão das provas levou prejuízo aos candidatos.

Estudantes identificaram problemas nos cadernos de provas e nos gabaritos do Enem 2010, que foi aplicado nos dias 6 e 7 de novembro. Nos cadernos amarelos, havia questões repetidas e faltantes. Já nas folhas de resposta, os cabeçalhos dos testes de ciências da natureza e ciências humanas vieram trocados.

Depois da suspensão em 1ª instância, o MEC e o Inep questionaram a amplitude da decisão, ao que a juíza esclareceu que todo o processo deveria ficar suspenso. Isso incluía a divulgação do gabarito e a abertura de sistema de reclamação sobre o preenchimento dos gabaritos.

Mesmo com essa decisão, o procurador da República no Ceará, Oscar Costa Filho, pediu a anulação do Enem. "A prova tem que ser nula, independentemente de qualquer coisa", afirmou o procurador, que defende uma apuração criteriosa das responsabilidades pelas falhas.

A DPU (Defensoria Pública da União) do Ceará se juntou ao MPF (Ministério Público Federal) do Estado no pedido de anulação do Enem.

No dia 11 de novembro de 2010 a AGU protocolou o recurso contra a suspensão do Enem. No dia 12, o TRF da 5ª Região cassou a liminar que suspendia o Enem. A decisão foi tomada pelo desembargador Luiz Alberto Gurgel de Faria, presidente do TRF da 5ª Região, sediado na capital pernambucana.

 

 

apostila enem 2010
Apostila para o Enem! Garanta já a sua. Clique aqui!

Compartilhe este site com seus amigos!

Vestibulando Web - Copyright 1999-2011. Todos os direitos reservados.
Enem - Exame Nacional de Ensino Médio - Inscrições Enem 2011

Ponto.Br