enem: identificadas fotos dos suspeitos


Identificadas as fotos dos possíveis suspeitos da fraude do Enem

04/10/2009

O jornal O Estado de S. Paulo deste domingo, dia 04, publicou uma matéria com os nome dos suspeitos da fraude do Enem. Segundo o jornal, a Polícia Federal indiciou dois suspeitos: o empresário Luciano Rodrigues e o DJ Gregory Camillo de Oliveira Craid.

 

Os dois suspeitos foram ouvidos na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo e foram liberados, pois a polícia alega não haver necessidade de prisão dos mesmos. No depoimento, Felipe Pradella foi acusado de obter as provas do Enem e as repassado.

 

A Polícia ainda não sabe se Pradella é segurança da do consórcio contratado para aplicação e logistica do exame ou se coordenava o manuseio dos cadernos de questões. A gráfica, consultada pela Polícia Federal, disse que o funcionário nunca fez parte de seu quadro de funcionários.

 

Segundo a PF, a fraude no Enem foi protagonizada provavelmente por um "grupo amador", pois em 72 horas o inquérito está praticamente fechado. Falta descobrir ainda se o autor da fraude do Enem teria agido sozinho, tendo conseguido a prova no exercício de sua função, ou se teve apoio de algum superior.

 

O acusado tem até esta segunda-feira para se apresentar. Caso contrário, a PF irá requerer à Justiça Federal sua prisão e mandados de busca.

 

Rodrigues e Gregory foram enquadrados no artigo 325 do Código de Processo Penal, que define o crime de violação de sigilo funcional - revelar fato de que tem ciência em razão do cargo e que deva permanecer em silêncio. A pena prevista, em caso de condenação, é de 6 meses a dois anos de detenção. Eles foram indiciados também no artigo 327 que considera funcionário público, "para os efeitos penais", quem, embora de maneira transitória ou sem remuneração, exerce cargo, emprego ou função pública - neste caso a pena será aumentada da terça parte.

 

Fotos dos suspeitos da fraude do Enem 2009

 

Leia mais: Trechos do J. Estado de S. Paulo sobre a fraude do Enem

Compartilhe este site com seus amigos!



Vestibulando Web - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.
- Fraude no Enem: suspeitos

Ponto.Br