"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"
"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"
- Paulo Freire
"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"
- Dave Weinbaum
"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"
- Sócrates
"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"
- Francis Bacon
Últimas notícias do Vestibular
- Federal do Tocantins divulga informações sobre vestibular 2012.2
- UFMG 2012: Divulgada a lista de 2ª chamada
- UFRGS 2012: Sai a lista de 2ª chamada
- Fuvest divulga lista de convocados em terceira chamada
Atualizada em: 25/01/2012
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (lnep) anunciou nesta quinta (26) que a presidente do órgão, Malvina Tuttman, deixou o cargo após reunião com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
O Inep é o responsável pela elaboração do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Malvina Tuttman ocupava a presidência do instituto desde 18 de janeiro do ano passado. É a terceira saída do presidente do Inep em três anos. Reynaldo Fernandes saiu em dezembro de 2009 e deu lugar a Joaquim José Soares Neto, antecessor de Malvina.
O Enem apresentou problemas nas três últimas edições do exame, desde quando passou a ser usado como forma de acesso às instituições públicas de ensino superior - em 2009, houve furto de provas da gráfica; em 2010, problemas com a impressão dos cadernos de provas; e, em 2011, vazamento de questões em uma apostila distribuída a estudantes de um colégio em Fortaleza.
Até a última atualização desta reportagem, ainda não havia definição sobre quem substituirá Malvina Tuttman no cargo. Pela manhã, a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação, Maria do Pilar Lacerda, anunciou pelo Twitter que deixou o cargo e que seu substituto será César Callegari, membro do Conselho Nacional de Educação.
Segundo a assessoria do Inep, Malvina Tuttman teve um encontro com Mercadante pela manhã no qual, de comum acordo, ficou definido que ela sairia da presidência do instituto. No início da tarde, ela deu a informação aos coordenadores do Inep. Ela também iria informar todos os demais servidores do órgão em uma reunião convocada para o final da tarde.
"Vivi intensamente o Inep e nele aprendi com os meus colegas o valor de ser inepiana. Saio fisicamente desse importante Instituto, mas me sentirei sempre presente em cada sonho realizado e em cada ação desenvolvida pelos servidores do Inep. Para avançar na educação, o Brasil precisa de um Inep forte, e o Instituto está pronto para cumprir este desafio", disse Malvina, segundo a nota do instituto.
De acordo com o Ministério da Educação, além do Inep, Mercadante, que assumiu como ministro nesta semana em substituição a Fernando Haddad, deve conduzir alterações em quatro das seis secretarias da pasta.
» TRF mantém decisão sobre Enem 2011 no CE
» MPF protocola novo recurso contra Enem 2011
» MPF recorre de anulação de questões do Enem 2011 para alunos somente do Colégio Christus
» Justiça suspende anulação de 13 questões do Enem 2011
» MPF recorre de anulação de questões do Enem 2011 para alunos somente do Colégio Christus
» MEC decide anular mais uma questão dos alunos do Christus
» Justiça suspende anulação de 13 questões do Enem 2011
» AGU entra com recurso da Justiça Federal para derrubar decisão que anulou questões do Enem
» Anular Enem 2011 de escola do CE é discriminação
» Justiça anula 13 questões do Enem 2011. Veja quais são!
» Inep diz que alunos de cursinho do CE podem ter de fazer novo Enem
» Antecipação das questões do Enem foi falha contingencial, diz Inep
» Sindicato de MG pede cancelamento do Enem 2011
» MEC anula Enem de alunos de escola que antecipou questões da prova
» Decisão sobre Enem afeta 99,9% que não têm nada a ver, diz Haddad
» Gabarito do Enem 2011
» Correção Online do Enem 2011
» Procuradoria pedirá suspensão do Enem 2011 por suposto vazamento
» MEC anula Enem de alunos de escola que antecipou questões da prova
» MEC admite que alunos tiveram acesso a 9 questões antes do Enem
» Justiça anula 13 questões do Enem 2011. Veja quais são!
» Correção Online do Enem 2011
» Confira os temas já cobrados na Redação do Enem
» Redação no Enem 2011 terá novas regras
» Redação no Enem tem muito valor na nota final
» Confira as provas já aplicadas no Enem
» Provas do Enem 2011
» Gabarito do Enem 2011
» Unifesp entra no ranking das 500 melhores universidades do mundo
» Siga a VestibulandoWeb no Twitter