Qual a nota mínima para passar no curso que eu quero pelo SiSU 2014?

Atualizada em: 04/01/2014

Entenda os fatores que estão envolvidos no cálculo da nota de corte e na seleção dos candidatos pelo SiSU 2014

Resultado do Enem

Na noite desta sexta-feira, dia 03, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Essa divulgação era aguardada por milhões de estudantes desde o início da sexta-feira, uma vez que o Inep havia comunicado que o resultado sairia entre os dias 03 e 04 de janeiro.

Com a demora na divulgação do resultado do Enem 2013, milhares de estudantes passaram o dia tentando acessar o site do Inep. Como as notas não saíam, diversas mensagens passaram a ser postadas nas redes sociais criticando o MEC e o Inep. Até mesmo o personagem fictício Dilma Bolada entrou no clima das brincadeiras e publicou uma "conversa" entre a "presidente" e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

Os candidatos tem relatado dificuldade para acessar a nota individual no Enem 2013 e para recuperar a senha do Enem 2013, uma vez que está dando mensagem de erro. Um passo a passo de como fazer para recuperar a senha pode ser visto neste link.

Com a divulgação da nota do Enem 2013, muitas dúvidas surgiram entre os estudantes. Uma delas diz à nota mínima necessária para se conseguir uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que esclareceremos abaixo. Aproveitamos para lembrá-los que no menu horizontal no início desta página o candidato pode obter informações sobre o SiSU 2014, ProUni e Enem 2014. Confira!


Qual a nota mínima para conseguir uma vaga pelo SiSU 2014?

De acordo com o site do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), a média das notas do Enem 2013 é feita pelo próprio sistema. Esse cálculo é feito automaticamente uma vez que as instituições cadastradas podem usar critérios diferentes, atribuindo, por exemplo, nota maior a uma determinada área, ou excluindo a redação da nota final.

A nota mínima necessária para se conseguir uma vaga no SiSU 2014 depende de vários fatores, tais como a nota dos candidatos que estão buscando aquele curso/instituição, o número de vagas disponíveis, os critérios adotados pela instituição, entre outros.

Uma vez por dia, o sistema do SiSU calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. No geral, cursos mais concorridos, como Medicina, Engenharia e Direito, têm notas maiores.

A nota de corte será gerada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição (7 de janeiro, terça-feira). Segundo o edital do Sisu, no caso de notas idênticas, o desempate entre os estudantes será feito seguindo a ordem de critérios abaixo:

I - nota obtida na redação; 
II - nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; 
III - nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias; 
IV - nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
V - nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Dessa forma, o candidato deve aguardar a abertura das inscrições do SiSU 2014, que ocorre dia 06 de janeiro e vai até o dia 10 do mesmo mês e acompanhar a nota de corte nos cursos de interesse.