Sabatistas vão esperar o pôr do sol para iniciar o Enem 2014

Atualizada em: 07/11/2014

São 69.396 candidatos sabatistas inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio 2014.

No próximo final de semana, dias 08 e 09 de novembro, ocorrem as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2014. Os candidatos já podem acessar os cartões de confirmação de inscrição. Neste ano são 69.396 candidatos sabatistas inscritos, que deverão chegar aos locais de prova com antecedência, como qualquer outro estudante. Aqueles que se atrasarem ficarão de fora caso os portões sejam fechados. Por motivos religiosos, só começarão a resolver a prova quando o sol se puser.

Alguns candidatos que se encontram nessa situação comentam que essa espera em uma sala separada gera ansiedade, mas nada que um candidato bem preparado não saiba contornar.

Os sabatistas deverão chegar aos locais de prova entre as 12h e as 13h, no horário de Brasília. Para os sabatistas, a prova, no sábado, será aplicada às 19h, também no horário da capital federal. Para os sabatistas que estarão no Acre, em Rondônia, Roraima e no Amazonas, o início será às 19h, no horário local, respeitando o pôr do sol nessas localidades que não adotam o horário de verão. Por causa disso, a espera pode chegar a até nove horas.

Enquanto o número de inscritos no Enem cresce ano a ano e passou de 7,1 milhões no ano passado para 8,7 milhões este ano, o número de candidatos que solicitam o atendimento específico como sabatistas diminuiu. Eram 90,2 mil inscritos no ano passado.

Paim disse ainda que o gabarito oficial do Enem 2014 vai sair até quarta-feira (12) e a previsão do MEC é que a nota final de cada candidato saia no início de janeiro de 2015.