redação enem 2012

Estudante inclui receita de miojo



Palavra do Professor


"Aprender é descobrir aquilo que você já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você!"


"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes!"

- Paulo Freire

"Se não puder se destacar pelo talento, vença pelo esforço!"

- Dave Weinbaum

"Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância!"

- Sócrates

"Triste não é mudar de idéia. Triste é não ter idéia para mudar!"

- Francis Bacon

Redação do Enem 2012: Estudante inclui receita de miojo

19/03/2013

Segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Claudio Costa, as correções das redações do Enem seriam mais rigorosas a partir de 2012. Dois corretores dariam nota de 0 a 200 pontos em cinco competências, totalizando um máximo de 1.000 pontos. Havendo discrepância de mais de 80 pontos nas notas dos dois corretores em uma competência, um terceiro corretor iria corrigir novamente a redação. Esse corretor também poderia ser solicitado se a diferença da soma das notas das cinco competências fosse maior que 200 pontos.

O tema da redação do Enem 2012 foi "Movimento imigratório para o Brasil no século 21".

Com o intuito de testar a correção da redação do Enem 2012, um estudante mineiro, Carlos Guilherme Ferreira, de 19 anos, resolveu colocar uma receita de miojo em um dos parágrafos de sua redação, e obteve 560 pontos na prova.


- Redação do Enem 2012 sobre miojo: veja notas por competência


Inicialmente o estudante escreveu dois parágrafos sobre o tema "Movimento imigratório para o Brasil no século 21", e na sequencia resolveu inserir a novidade: "Para não ficar muito cansativo vou agora ensinar a fazer um belo miojo, ferva trezentos mls de água em uma panela, quando estiver fervendo coloque o miojo, espere cozinhar por três minutos, retire o miojo do fogão, misture bem e sirva". No último parágrafo ele encerra a redação falando sobre o processo de imigração.

Logo que o Inep divulgou as notas das redações com as justificativas dos corretos, o estudante postou sua redação em seu perfil no Facebook, e o caso foi destacado na edição desta terça-feira (19) do jornal "O Globo". Segundo o MEC, o texto não apresentou discrepância de nota acima de 200 pontos entre os dois corretores e não precisou ir para um terceiro corretor. O estudante espera que, a partir desse exemplo, a correção passe a ser ainda mais rigorosa a partir do Enem 2013.

Para o Ministério da Educação, segundo nota ao jornal "O Globo", “a presença de uma receita no texto do participante foi detectada pelos corretores e considerada inoportuna e inadequada, provocando forte penalização especialmente nas competências 3 e 4”. O órgão entendeu que o aluno não fugiu do tema nem teve a intenção de anular a redação, pois não feriu os direitos humanos e não usou palavras ofensivas.

Redação Enem 2012: estudante inclui receita de miojo

"Acho que vendo essa redação, esse ano a correção vai ser ainda mais rigorosa e isso é bom né?"

A reportagem do Jornal "O Globo" foi publicada um dia após destacar os graves erros de português e de concordância apresentados em várias redações do Enem que tiveram nota máxima (veja matéria em destaque no quadro acima).

Leia mais...

» Informações sobre o Enem
» Edital do Enem 2013
» Informações sobre o SiSU
» Informações sobre o ProUni
» Siga a VestibulandoWeb no Twitter
» Siga a VestibulandoWeb no Facebook

Vestibulando Web - Copyright 1999-2013. Todos os direitos reservados.
Redação Enem 2012: estudante inclui receita de miojo

Ponto.Br