Vestibulandoweb

A opção Certa!


Questões de Física - Vestibular

Universidade MACKENZIE - Vestibular JULHO/2000

mackjulho2000g1q1.gif (9805 bytes)
01)
Dois amigos resolvem disputar uma corrida diferente, entre os pontos A e B de uma região plana do bairro onde moram, partindo simultaneamente de A e deslocando-se rigorosamente sobre as linhas tracejadas das alamedas. Enquanto Pedro segue a pé, com velocidade escalar constante de 3,6 km/h, pela Alameda das Amoreiras, João segue de bicicleta pela trajetória indicada pelas setas (Al. das Pitangueiras, Al. das Laranjeiras e Al. dos Limoeiros), com velocidade escalar constante de 18,0km/h. Assinale a alternativa correta.

a) João chega a B, 4,0 minutos e 40 segundos antes que Pedro.
b) Pedro chega a B, 4,0 minutos e 40 segundos antes que João.
c) João chega a B, 5,0 minutos e 40 segundos antes que Pedro.
d) Pedro chega a B, 5,0 minutos e 40 segundos antes que João.
e) Pedro e João chegam juntos a B.

 

02) Um carro parte do repouso com aceleração escalar constante de 2m/s2 .Após 10s da partida, desliga-se o motor e, devido ao atrito, o carro passa a ter movimento retardado de aceleração constante de módulo 0,5m/s2 . O espaço total percorrido pelo carro, desde sua partida até atingir novamente o repouso, foi de:
a) 100m          b) 200m           c) 300m           d) 400m          e) 500m

» Prova resolvida da Fuvest 2009
» Material teórico: introdução à Termometria.
» Cinemática: equação horária.
» Prova de física resolvida - UFV 2006 Discursiva.
» Cinemática: espaço e tempo.
» Fundamentos de Cinemática.
» Guia de estudo de Física. Veja dicas para não perder tempo.

03) As margens de um rio, retilíneas e paralelas, distam entre si 100 m e a água corre paralelamente a elas com velocidade constante de módulo 4,0m/s. Um barqueiro deseja atravessar este rio com a proa de sua embarcação sempre disposta perpendicularmente à direção do deslocamento da água e o faz em 25s, com velocidade constante em relação à água. Sabendo que a massa total desta embarcação é 300kg, o módulo de seu vetor quantidade de movimento no instante em que atinge a margem oposta é, em relação a esta margem:
a) 2,4 . 103kg.m/s                     d) 1,2 . 103kg.m/s
b) 2,4 . 103kg.m/s                           e) 1,0 . 103kg.m/s
c) 1,2 . 103kg.m/s

 

04) Uma partícula de massa m desliza com movimento progressivo ao longo do trilho ilustrado ao lado, desde o ponto A até o ponto E, sem perder contato com o mesmo. Desprezam-se as forças de atrito. Em relação ao trilho, o gráfico que melhor representa a aceleração escalar da partícula em função da distância percorrida é:

 

 

 

 

a)
b)     d)
c)       e)

 

05) Cláudio deseja colocar no fundo de uma piscina, com água de massa específica 1g/cm3, um bloco maciço de 300g com volume de 1000cm3. Para que isso seja possível, ele adiciona a esse bloco um corpo de lastro, também maciço, de material de massa específica 11g/cm3, cuja massa mínima deve ser de:
a) 330g         b) 450g          c) 630g          d) 770g          e) 1100g

 

06) Um objeto real, retilíneo e de altura y, é colocado perpendicularmente sobre o eixo principal de um espelho esférico côncavo de raio de curvatura R. Sendo p a distância entre o vértice do espelho e o objeto, a altura y’ da imagem obtida é dada por:
a) y' =                         d) y' =
b) y' =                          e) y' =
c) y' =

 

07) Uma onda mecânica se propaga de acordo com a função y = 10cos2p (20 . t – 0,4.x), com unidades no Sistema Internacional. A velocidade de propagação dessa onda é de:
a) 20m/s          b) 25m/s           c) 40m/s           d) 50m/s           e) 80m/s

 

08) Numa cidade da Europa, no decorrer de um ano, a temperatura mais baixa no inverno foi 23°F e a mais alta no verão foi 86°F. A variação da temperatura, em graus Celsius, ocorrida nesse período, naquela cidade, foi:
a) 28,0°C         b) 35,0°C          c) 40,0°C          d) 50,4°C          e) 63,0°C

 

09) Na realização de uma experiência, foram aquecidas duas barras metálicas A e B, construindo-se o gráfico ao lado. Esse gráfico mostra a variação do comprimento L das barras em função da temperatura q. A relação , entre o coeficiente de dilatação linear do material da barra A e o coeficiente de dilatação linear do material da barra B, é:
a) 1/3      b) 1/2      c) 1       d) 2      e) 3

 

10) Um corpo de 250 g ao receber 6 000 cal aumenta sua temperatura de 40ºC, sem mudar seu estado de agregação. O calor específico do material desse corpo é:
a) 1,2 cal/g.ºC                   d) 0,4 cal/g.ºC
b) 0,8 cal/g.ºC                   e) 0,2 cal/g.ºC
c) 0,6 cal/g.ºC

 

 

 

11) Após a realização de três tranformações, certa massa de gás perfeito foi do estado A para o D, passando pelos estados intermediários B e C, como mostra o gráfico. As tranformações ocorridas foram, respectivamente:
a) isovolumétrica, isotérmica e isobárica.
b) isotérmica, isobárica e isovolumétrica.
c) isotérmica, isovolumétrica e isobárica.
d) isobárica, isovolumétrica e isotérmica.
e) isobárica, isotérmica e isovolumétrica.

 

 

 

 

 

 

12) Considere as afirmações abaixo:
I – Um corpo, ao ser eletrizado, ganha ou perde elétrons.
II – É possível eletrizar uma barra metálica por atrito, segurando-a com a mão, pois o corpo humano é de material semi-condutor.
III – Estando inicialmente neutros, atrita-se um bastão de plástico com lã e, conseqüentemente, esses dois corpos adquirem cargas elétricas de mesmo valor e naturezas (sinais) opostas.
Assinale:
a) se somente I está correta.
b) se somente II está correta.
c) se somente III está correta.
d) se II e III estão corretas.
e) se I e III estão corretas.

 

13) Há alguns meses, foi colocado à venda nos supermercados brasileiros um tipo de lâmpada incandescente, cuja inscrição nominal era (100 W — 120 V). Após reclamações de consumidores, alegando que tais lâmpadas "queimavam" com muita freqüência, lançou-se um outro tipo de lâmpada, de inscrição nominal (100 W — 127 V). A título de maiores esclarecimentos, podemos afirmar que:
a) a resistência elétrica do primeiro tipo de lâmpada é maior que a do segundo tipo.
b) a resistência elétrica do primeiro tipo de lâmpada é menor que a do segundo tipo.
c) a intensidade de corrente elétrica máxima permitida ao primeiro tipo de lâmpada para que não se "queime"é menor que a do segundo tipo.
d) a potência elétrica máxima, dissipada por efeito joule, no primeiro tipo de lâmpada é maior que a do segundo tipo.
e) a potência elétrica máxima, dissipada por efeito joule, no primeiro tipo de lâmpada é menor que a do segundo tipo.

 

14) Estudando um gerador elétrico, um técnico em eletricidade construiu o gráfico ao lado, no qual U é a d.d.p. entre os terminais do gerador e i é a intensidade de corrente elétrica que o atravessa. A resistência elétrica desse gerador é:
a) 1,0 W     b) 1,5 W    c) 2,5 W      d) 3,0 W       e) 3,5 W

 

15) Classifique cada uma das afirmações abaixo como verdadeira (V) ou falsa (F) e assinale a alternativa que indica a classificação correta.
I – No pólo sul terrestre, localiza-se o pólo sul magnético.
II – Uma partícula eletrizada, ao penetrar em um campo magnético qualquer, adquire sempre movimento circular uniforme.
III – Um fio condutor retilíneo, percorrido por corrente elétrica, gera um campo magnético de linhas de indução circulares, com o fio passando pelos seus centros.
IV – O fenômeno da indução magnética consiste na geração de uma força eletromotriz entre os terminais de um fio condutor, quando submetido a um fluxo magnético que varia com o tempo.
a) I (F) , II (F) , III (F) , IV (F)        d) I (V) , II (F) , III (V) , IV (F)
b) I (F) , II (F) , III (F) , IV (V)        e) I (V) , II (V) , III (F) , IV (F)
c) I (F) , II (F) , III (V) , IV (V)

 

 

Vestibulando Web - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.
Quem Somos? | Publicidade | Política de Privacidade

Ponto.Br