Vestibulandoweb

A opção Certa!


Questões de Física - Vestibular

Universidade Mackenzie - Vestibular 2001

01) Uma partícula em movimento retilíneo uniformemente variado descreve sua trajetória segundo o gráfico ao lado, no qual podemos ver sua posição assumida (x) em função do tempo (t), medido a partir do instante zero. Dos gráficos abaixo, aquele que representa a velocidade escalar da partícula em função do tempo citado é o da alternativa:
a)                     b)                     c)
d)                     e)

» Prova resolvida da Fuvest 2009
» Material teórico: introdução à Termometria.
» Cinemática: equação horária.
» Prova de física resolvida - UFV 2006 Discursiva.
» Cinemática: espaço e tempo.
» Fundamentos de Cinemática.
» Guia de estudo de Física. Veja dicas para não perder tempo.

02) O gráfico ao lado mostra a variação da velocidade de um automóvel com o tempo, durante uma viagem de 45 minutos. A velocidade escalar média desse auto-móvel, nessa viagem, foi de:
a) 36 km/h
b) 45 km/h
c) 54 km/h
d) 72 km/h
e) 80 km/h

 

03) Uma pessoa esbarrou num vaso de flores que se encontrava na mureta da sacada de um apartamento, situada a 40,00 m de altura, em relação à calçada. Como conseqüência, o vaso caiu verticalmente a partir do repouso e, livre da resistência do ar, atingiu a calçada com uma velocidade de: (Dado: g = 9,8 m/s2)
a) 28,0 km/h                                   d) 100,8 km/h
b) 40,0 km/h                                   e) 784 km/h
c) 72,0 km/h

 

04) Num relógio convencional, às 3h pontualmente, vemos que o ângulo formado entre o ponteiro dos minutos e o das horas mede 90°. A partir desse instante, o menor intervalo de tempo, necessário para que esses ponteiros fiquem exatamente um sobre o outro, é:
a) 15 minutos                                  d) 360/21 minutos
b) 16 minutos                                  e) 17,5 minutos
c) 180/11 minutos

 

05) Duas forças horizontais, perpendiculares entre si e de intensidades 6N e 8N, agem sobre um corpo de 2kg que se encontra sobre uma superƒície plana e horizontal. Desprezando os atritos, o módulo da aceleração adquirida por esse corpo é:
a) 1m/s2                                       d) 4m/s2
b) 2m/s2                                       e) 5m/s2
c) 3m/s2

 

06) No sistema ao lado, em equilíbrio, o corpo A tem massa 12,0kg. Se os fios e a roldana são ideais, a massa do corpo B, vale:
(Dados: cosα = 0,6 e senα = 0,8)
a) 9,0kg
b) 8,5kg
c) 8,0kg
d) 7,5kg
e) 7,0kg

 

07) Um termômetro mal graduado na escala Celsius, assinala 2ºC para a fusão da água e 107ºC para sua ebulição, sob pressão normal. Sendo qE o valor lido no termômetro mal graduado e qC o valor correto da temperatura, a função de correção do valor lido é:
a) qC = (qE - 2)                             d) qC = (qE - 2)
b) qC = (2qE - 1)                            e) qC = (qE - 4)
c) qC = (qE - 2)

 

08) Quando um recipiente totalmente preenchido com um líquido é aquecido, a parte que transborda representa sua dilatação ________. A dilatação _________ do líquido é dada pela ________ da dilatação do frasco e da dilatação _________. Com relação à dilatação dos líquidos, assinale a alternativa que, ordenadamente, preenche de modo correto as lacunas do texto acima.
a) aparente — real — soma — aparente
b) real — aparente — soma — real
c) aparente — real — diferença — aparente
d) real — aparente — diferença — aparente
e) aparente — real — diferença — real

 

09) Certa massa de gás perfeito, contida em um recipiente de volume 2 litros, tem temperatura de –73°C, sob pressão de 38 cm de Hg. Essa massa gasosa é totalmente transferida para outro recipiente, de volume 1 litro. Para que a pressão do gás nesse recipiente seja de 1,5 atm, devemos elevar sua temperatura de :
a) 50°C            b) 100°C            c) 200°C            d) 250°C            e) 300°C

 

10) Uma onda sonora de comprimento de onda 68 cm se propaga no ar com velocidade de 340 m/s. Se esse som se propagar na água, ele terá a freqüência de:
a) 600 Hz          b) 500 Hz           c) 400 Hz           d) 300 Hz           e) 200 Hz

 

11) Algumas pessoas utilizam em espelho "dupla face", o qual proporciona, de um lado uma imagem direita e de tamanho igual ao do objeto que está à sua frente, e do outro lado uma imagem de tamanho maior que o do objeto. Entretanto, sabe-se que não se trata efetivamente de um espelho de face dupla, mas sim de dois espelhos independentes um do outro. O espelho que nos proporciona uma imagem de tamanho igual ao do objeto é um espelho _______ e aquele que nos proporciona uma imagem maior que o objeto é um espelho ________. Porém, além da imagem ser maior que o objeto, para que ela seja direita, o objeto deverá ser colocado _______.
A alternativa que contém informações satisfatórias para o preenchimento das lacunas acima, na ordem de leitura, sem contrariar os princípios da Óptica Geométrica é:
a) plano, côncavo, entre o foco principal e o centro de curvatura do espelho.
b) convexo, côncavo, entre o vértice e o foco principal do espelho.
c) plano, convexo, muito próximo do espelho.
d) convexo, côncavo, entre o foco principal e o centro de curvatura do espelho.
e) plano, côncavo, entre o vértice e o foco principal do espelho.

 

12) Um corpúsculo eletrizado com carga elétrica Q, fixo em um ponto do vácuo, cria a 50 cm dele um campo elétrico tal que, quando colocamos uma carga de prova de 2 µC nesse ponto, ela fica sujeita a uma força elétrica de repulsão de intensidade 576 .10 -3 N. O valor de Q é:
(Dado: k0 = 9 .109 Nm2/C2)
a) 4 mC            b) 6 mC             c) 8 µC             d) 10 mC            e) 12 mC

 

13) Na associação ao lado, a d.d.p. entre as armaduras do capacitor de 4 mF é:
a) 3,0 V
b) 4,5 V
c) 6,0 V
d) 9,0 V
e) 13,5 V

 

 

 

 

 

14) A intensidade de corrente elétrica no trecho AC é 2 A. Para que a potência dissipada pelo resistor de 4 seja 9 W, o valor de R deve ser:
a) 1 W            b) 2 W              c) 3 W         d) 4 W             e) 5 W

 

15) No circuito ao lado, a corrente elétrica que passa pelo resistor de 20 W tem intensidade 0,4 A. A força eletro-motriz e do gerador ideal vale:
a) 12 V            b) 10 V             c) 8 V              d) 6 V              e) 4 V

 

Vestibulando Web - Copyright 1999-2010. Todos os direitos reservados.
Quem Somos? | Publicidade | Política de Privacidade

Ponto.Br