Vestibulandoweb

A opção Certa!


Questões de Física - Vestibular

Universidade UFC - Vestibular 2000

01) Considere um relógio de pulso em que o ponteiro dos segundos tem um comprimento, rs = 7 mm, e o ponteiro dos minutos tem um comprimento, rm = 5 mm (ambos medidos a partir do eixo central do relógio). Sejam, vs a velocidade da extremidade do ponteiro dos segundos, e vm, a velocidade da extremidade do ponteiro dos minutos. A razão vs/vm é igual a:
a) 35             b) 42              c) 70              d) 84             e) 96

 

02) O bloco mostrado na figura está em repouso sob a ação da força horizontal F1, de módulo igual a 10 N, e da força de atrito entre o bloco e a superfície. Se uma outra força horizontal F2, de módulo igual a 2 N e sentido contrário, for aplicada ao bloco, a força resultante sobre o mesmo será:
ufc2000q2.gif (1537 bytes) a) nula            b) 2 N            c) 8 N
d) 10 N            e) 12 N

 

 

 

03) Uma partícula descreve trajetória circular, de raio r = 1,0 m, com velocidade variável. A figura ao lado mostra a partícula em um dado instante de tempo em que sua aceleração tem módulo, a = 32 m/s2, e aponta na direção e sentido indicados. Nesse instante, o módulo da velocidade da partícula é:
a) 2,0 m/s        b) 4,0 m/s          c) 6,0 m/s
d) 8,0 m/s        e) 10,0 m/s

 

 

 

 

04) Dois raios, procedentes de um ponto luminoso, são refratados por uma lente convergente e representados na figura abaixo. Podemos afirmar que o ponto luminoso se encontra na região:

a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V

 

 

 

 

 

 

05) A figura ao lado mostra as esferas metálicas, A e B, montadas em suportes isolantes. Elas estão em contato, de modo a formarem um único condutor descarregado. Um bastão isolante, carregado com carga negativa, -q, é trazido para perto da esfera A, sem tocá-la. Em seguida, com o bastão na mesma posição, as duas esferas são separadas. Sobre a carga final em cada uma das esferas podemos afirmar:
a) a carga final em cada uma das esferas é nula.
b) a carga final em cada uma das esferas é negativa.
c) a carga final em cada uma das esferas é positiva.
d) a carga final é positiva na esfera A e negativa na esfera B.
e) a carga final é negativa na esfera A e positiva na esfera B.

 

 

 

 

06) Um recipiente fechado, contendo um gás perfeito, está inicialmente à temperatura T = 0 oC. A seguir, o recipiente é aquecido até que a energia interna desse gás duplique seu valor. A temperatura final do gás é:
a) 546 K          b) 273 K            c) 0 K              d) 273 oC          e) 0 oC

» Prova resolvida da Fuvest 2009
» Material teórico: introdução à Termometria.
» Cinemática: equação horária.
» Prova de física resolvida - UFV 2006 Discursiva.
» Cinemática: espaço e tempo.
» Fundamentos de Cinemática.
» Guia de estudo de Física. Veja dicas para não perder tempo.

07) Você está parado, em um cruzamento, esperando que o sinal vermelho fique verde. A distância que vai de seu olho até o sinal é de 10 metros. Essa distância corresponde a vinte milhões de vezes o comprimento de onda da luz emitida pelo sinal. Usando essa informação, você pode concluir, corretamente, que a freqüência da luz vermelha é, em Hz:
a) 6 x 106        b) 6 x 108          c) 6 x 1010         d) 6 x 1012        e) 6 x 1014

 

08) Um cilindro, cujo volume pode variar, contém um gás perfeito, à pressão de 4 atm, a uma temperatura de 300 K. O gás passa, então, por dois processos de transformação:
I - seu volume aumenta sob pressão constante até duplicar, e
II - retorna ao volume original, através de uma compressão isotérmica.

A temperatura e a pressão do gás, ao final dos dois processos acima descritos serão, respectivamente:
a) 300 K e 8 atm               b) 600 K e 4 atm                   c) 300 K e 4 atm
d) 600 K e 8 atm               e) 600 K e 2 atm

 

09) De acordo com Einstein, um feixe de luz é composto de fótons (partículas de luz). Cada fóton transporta uma quantidade de energia proporcional à freqüência da onda associada a esse feixe de luz. Considere dois feixes de luz, 1 e 2, com comprimentos de onda l1 e l2, respectivamente, com l1 = 1/4 e l2. Sejam E1, a energia dos fótons do feixe 1 e E2, a energia dos fótons do feixe 2. Assinale a alternativa correta.
a) E1 = 4E2       b) E1 = 2E2          c) E1 = E2          d) E1 = 0,5E2      e) E1 = 0,25E2

 

10) No circuito mostrado abaixo, na figura (a), a corrente através da lâmpada L1 é 1 A e a diferença de potencial através dela é 2 V. Uma terceira lâmpada, L3, é inserida, em série, no circuito e a corrente através de L1 cai para 0,5 A [figura (b)]. As diferenças de potencial (V1, V2 e V3), em volts, através das lâmpadas L1 , L2 e L3, são, respectivamente:

a) 2, 3 e 1       b) 2, 2 e 2          c) 1, 2 e 3          d) 2, 1 e 3        e) 3, 2 e 1

 

11) Uma partícula, de massa m, movendo-se num plano horizontal, sem atrito, é presa a um sistema de molas de quatro maneiras distintas, mostradas abaixo.

Com relação às freqüências de oscilação da partícula, assinale a alternativa correta.
a) As freqüências nos casos II e IV são iguais.
b) As freqüências nos casos III e IV são iguais.
c) A maior freqüência acontece no caso II.
d) A maior freqüência acontece no caso I.
e) A menor freqüência acontece no caso IV.

 

12) Duas placas idênticas, circulares, planas e paralelas, são carregadas com cargas de sinais opostos, conforme indicado na figura abaixo. Considere o ponto P, situado no eixo das placas, e o ponto R, no plano que se situa no meio das duas placas. O trabalho que devemos realizar para levar uma carga positiva de P até R, com velocidade constante:

a) é nulo.
b) é negativo
c) é positivo.
d) depende do caminho percorrido entre P e R.
e) depende da posição do ponto R no plano

 

 

 

13) Uma carga positiva percorre uma trajetória circular, com velocidade constante, no sentido anti-horário, sob a ação de um campo magnético uniforme (veja figura abaixo). A direção do campo magnético:
a) tangencia a trajetória, no sentido horário.
b) tangencia a trajetória, no sentido anti-horário.
c) é radial, apontando para o ponto O.