prova de geografia ufv 2007

Prova Resolvida




Compartilhe a VWP


Prova de geografia discursiva - UFV 2007

Prova resolvida

01) Observe o mapa abaixo, que mostra a distribuição mundial da precipitação média anual.

Prova resolvida geografia UFV 2007

(Fonte: AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1991. p. 165.
Adaptado.)

Com base na análise do mapa e nos conhecimentos sobre o regime de chuvas no mundo, faça o que se pede:

a) Aponte os tipos climáticos que ocorrem nas regiões A e B.

b) O tipo de transporte mais utilizado na região B é o hidroviário. Explique a relação dessa opção de transporte com as características climáticas da região.


Resolução:

Em função da alta pluviosidade na região B, é pouco rentável, do ponto de vista econômico, a implantação de outros meios de transportes como o rodoviário, uma vez que a construção e a manutenção das rodovias seriam dificultadas e até inviabilizadas pelas condições climáticas e pela densa floresta equatorial pluvial. Portanto, nessa área, é mais favorável o transporte hidroviário, devido ao grande volume de água nos cursos d’água, ao elevado número de rios navegáveis e, sobretudo, à melhor eficiência desse tipo de transporte na região.


02) Leia a poesia a seguir:

O futuro do planeta depende das atitudes
[ que tomamos hoje.
Uma estória em sombras e luzes.
Uma vida de poeira.
A mão humana.
A mão que transforma.
A mão que alimenta.
A mão que procura e que sofre, mas que faz.
A reciclagem da esperança.
(LUMIERE, Glaneurs de. Os catadores de papel. Curitiba: Paranaense, 2001. p. 14.)

Com base na análise da poesia acima, faça o que se pede:

a) Qual o problema socioambiental apresentado no poema?

b) Cite os atores sociais que o autor da poesia quis retratar com os versos “A mão que procura e que sofre, mas que faz. A reciclagem da esperança”.

c) Cite uma conseqüência socioambiental da reciclagem.


Resolução:

O problema socioambiental apresentado no poema é a produção do lixo, que é uma importante questão na sociedade contemporânea, pois produzimos diariamente uma quantidade enorme de resíduos sólidos. No entanto, esse problema está se agravando em função do padrão de consumo, pautado no consumismo e na utilização de produtos e bens descartáveis, e também com o excesso de produtos e embalagens não degradáveis, que vão se acumulando no ambiente. Uma das soluções para reduzir o problema do lixo é a reciclagem, que tem sido muito divulgada e utilizada em vários países. Ela tem vários propósitos, entre os quais a redução do uso de fontes de matéria-prima não renovável; a diminuição do consumo de energia na fabricação de novas embalagens e produtos; a redução dos problemas ambientais decorrentes não só da deposição do lixo em aterros e lixões como também da
incineração; e a amenização da pobreza, dando condições a trabalhadores excluídos de terem uma renda mínima para sobreviverem. Porém, é importante ressaltar que a prática da reciclagem deve ser acompanhada de mudanças em nossos hábitos de consumo, visando reduzir os impactos na natureza, tanto oriundos da deposição do lixo, quanto do consumo exagerado de energia e materiais para a produção de bens e mercadorias.


Prova resolvida geografia UFV 200703) Observe a charge ao lado, que retrata um período da história do Brasil no qual um projeto de modernização para o país excluiu um número significativo da população.

Com base na análise da charge, faça o que se pede:

a) Qual o período da história brasileira retratado?

b) Por que alguns autores consideram que a construção de Brasília foi uma estratégia geopolítica?

Resolução:

A charge retrata um dos marcos do governo JK, a construção de Brasília, a nova capital federal, que foi inaugurada na década de 60 como um marco do processo de modernização e ocupação do interior do Brasil. Assim, a forma da nova capital representa um novo tempo, moderno, futurista, que indica o caminho ao progresso e ao desenvolvimento. Para alguns autores, a construção da nova capital no interior do Brasil foi uma estratégia geopolítica importante, pois afastou a capital do litoral, dificultando ataques e invasões em caso de uma guerra e, o mais importante, distanciando o centro do poder nacional (o Congresso Nacional e a Presidência da República) da maior concentração populacional do país naquele momento, o eixo Rio-São Paulo, dificultando manifestações populares junto ao governo federal. Por outro lado, a ocupação do planalto central simbolizava a conquista política e econômica daquele governo, que tinha como meta promover o crescimento acelerado do país.



04) Leia o texto e observe a figura abaixo:

Bolívia e Brasil retomam negociações

Brasília. Paradas desde junho, as negociações entre os governos brasileiro e boliviano sobre adequação da Petrobras à nova legislação da Bolívia sobre a exploração dos recursos naturais foram retomadas. Esse foi o principal resultado da visita do vice-presidente da Bolívia, Álvaro Garcia Limeira, feita ontem ao Brasil.

Prova de geografia resolvida UFV 2007As negociações serão mais abrangentes e não tratarão apenas do reajuste de preços do gás natural. Constarão também da pauta de reuniões o processo de transferência de ações dos ativos da empresa brasileira à estatal boliviana do setor, a Yacimeintos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB), e a cooperação bilateral na área energética.
(Jornal do Brasil, 25 ago. 2006.)

Com base no texto e na figura acima, faça o que se pede:

a) Indique um objetivo da construção do gasoduto Brasil-Bolívia.

b) Aponte uma implicação socioeconômica, derivada da estatização das reservas minerais bolivianas que podem interferir nas relações entre Brasil e Bolívia.


Resolução:

a) Foram várias as razões que levaram à construção do gasoduto Brasil-Bolívia, entre as quais destacamos: a ampliação do fornecimento de gás natural para atender a demanda do setor industrial do Brasil, notadamente da região Centro-Sul; a redução dos custos de importação desse produto; a ampliação dos acordos econômicos entre os dois países; o desenvolvimento de alguns setores industriais.

b) Alguns impactos podem ocorrer em função da estatização, tais como: a diminuição dos investimentos brasileiros no país; a redução do fornecimento de gás, implicando a fragilização das relações econômicas entre os dois países; possibilidade de crises econômicas em alguns setores industriais, tanto no Brasil, como na Bolívia; etc.

 


Prova resolvida geografia UFV 200705) Observe o quadro ao lado:

Com base na análise do quadro, faça o que se pede:

a) Indique a região que mais recebeu investimentos agroindustriais pós-1990.

b) Explique um dos fatores que levou as agroindústrias a expandirem sua produção para essa região.

 


Resolução:

A região Centro-Oeste é a que mais recebeu investimentos agroindustriais nos últimos anos, destacando-se aqueles ligados ao complexo agroindustrial de carnes. Nessa região, as agroindústrias estão sendo atraídas em função dos seguintes fatores: a) os incentivos fiscais oferecidos pelo Estado, que atraem as empresas em busca de novas áreas de produção de matérias-primas que reduzam os seus custos de produção; b) a transformação da região num espaço adequado para a localização das agroindústrias de carnes, que, por ser ela uma região com grande produção de grãos (sobretudo daqueles utilizados na composição de ração, como o milho e a soja), poderão comprar esses grãos a preços menores e, assim, baratear o custo de produção; c) o favorecimento da criação de novos mercados, uma vez que a região Centro-Oeste, além de ser um mercado emergente em função do seu crescimento populacional, é também mais próxima dos mercados do Norte e Nordeste; d) a existência de amenidades ambientais, já que a região Sul, que possui o maior rebanho de suínos e aves do país e em que estão localizadas as matrizes das principais agroindústrias brasileiras, passa por um processo de esgotamento de áreas para deposição de dejetos em vários municípios produtores, o que se tornou um problema para a ampliação da produção na região. A conformação de todos estes fatores levaram, portanto, as agroindústrias a procurarem o Centro-Oeste pelas condições mais favoráveis a elas oferecidas.

Leia mais...

» Informações sobre o Enem
» Edital do Enem 2013
» Informações sobre o SiSU
» Informações sobre o ProUni
» Siga a VestibulandoWeb no Twitter
» Siga a VestibulandoWeb no Facebook

Vestibulando Web - Copyright 1999-2011. Todos os direitos reservados.
Prova de geografia - UFV 2007 Discursiva

Ponto.Br