prova de geografia unicamp 2008

Prova Resolvida - Unicamp 2008




Compartilhe a VWP


Prova de geografia resolvida - UNICAMP 2008 - 1ª fase

Prova resolvida

01)Considere a tabela abaixo e responda às questões.

Prova resolvida Unicamp 2008

a) A África Subsaariana apresenta os piores indicadores quanto a infectados e novos casos de Aids. Quais as razões desses indicadores?

b) Compare os casos de mortes decorrentes da Aids em relação à população infectada na África Subsaariana e na Europa Ocidental/Central. Aponte pelo menos uma razão da diferença encontrada.


Resolução:

a) Dentre os fatores que contribuem para esses indicadores, podemos citar os fatores socioeconômicos, uma vez que uma grande parte da população sobrevive abaixo da linha de pobreza; fatores de ordem cultural, visto que grande parte da população vive em tribos e a poligamia é comum; sistemas de saúde pouco eficientes, com precária rede médico-hospitalar, além de baixa escolaridade, o que reduz a conscientização sobre as formas de contaminação e prevenção da doença, desde a infância.

b) A Europa Ocidental/Central possui um maior desenvolvimento socioeconômico, médico-hospitalar e cultural que a África Subsaariana. Além disso, na Europa Centro/Ocidental há um investimento em campanhas educativas preventivas que, aliadas aos demais fatores, contribuem para explicar a diferença de casos entre essas duas regiões do planeta.


02) O índice de mortalidade infantil é um dos indicadores do grau de desenvolvimento de um país, juntamente com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), sendo este composto pelos índices de expectativa de vida, escolaridade e PNB per capita. Observe os gráficos abaixo e responda às questões.

Prova resolvida Unicamp 2008

a) Além dos índices que compõem o IDH, indique outros dois fatores que exercem uma influência positiva na queda dos índices de mortalidade infantil.

b) Compare, analisando os dados de IDH e PNB per capita, as taxas de mortalidade infantil de Cuba e Bolívia.


Resolução:

a)

- Melhoria nas condições médico-sanitárias;
- Participação de ONGs, igrejas e entidades filantrópicas na orientação das mães;
- Campanhas eficazes de vacinação;
- Melhoria no padrão alimentar, dentre outras.

b) Utilizando-se dos dados de IDH e PNB per capita e comparando as taxas de mortalidade infantil desses dois países, verifica-se que Cuba possui um dos menores índices dentre os países apresentados, enquanto a Bolívia possui um dos mais altos índices de mortalidade infantil. Quanto ao indicador PNB per capita, ambos os países têm valores próximos a 5 mil dólares;logo, esse fator não é expressivo na diferença entre as taxas de mortalidade infantil. Já o IDH mostra uma disparidade entre esse países, uma vez que Cuba possui um IDH próximo a 0,85 e a Bolívia tem IDH próximo a 0,70; portanto, Cuba apresenta uma posição muito melhor.
Diante desses dados, considerando a mortalidade infantil, podemos dizer que no caso de Cuba há uma maior participação do Estado nas políticas de saúde e educação, o que explica os melhores indicadores. Já no caso da Bolívia há grandes desigualdades sociais, o que deixa o país como um dos mais pobres países latino-americanos.

Leia mais...

» Informações sobre o Enem
» Edital do Enem 2013
» Informações sobre o SiSU
» Informações sobre o ProUni
» Siga a VestibulandoWeb no Twitter
» Siga a VestibulandoWeb no Facebook

Vestibulando Web - Copyright 1999-2011. Todos os direitos reservados.
Prova de geografia - UFV 2007 Discursiva

Ponto.Br