vestibular ufrj 2009

Prova de Geografia - UFRJ 2009


Vestibular UFRJ 2009 - Prova de Geografia

VESTIBULAR UFRJ 2009

01) Da geometria do espaço à política do território.
A descoberta dos campos do pré-sal reacendeu os debates acerca dos critérios para a distribuição dos royalties da extração de petróleo na plataforma continental entre os estados e municípios brasileiros. Existem propostas de outras projeções geométricas que alterariam a distribuição dos royalties.

Explique de que modo a geometria do espaço responde aos interesses políticos e econômicos de base territorial na questão de distribuição dos royalties.

 

02) A Embraer é uma das principais empresas exportadoras do Brasil. É também uma das maiores importadoras de bens e serviços da economia nacional. O exemplo da Embraer indica uma mudança em curso no comércio mundial, o que afetou o modelo de desenvolvimento dominante no Brasil após a Segunda Guerra mundial.
a) Apresente uma característica do modelo de substituição de importações vigente no Brasil até o final da década de 1970.

b) Explique por que as grandes empresas passaram a ter um peso significativo nas trocas internacionais.

» Informações sobre o Enem
» Edital do Enem 2013
» Informações sobre o SiSU
» Informações sobre o ProUni
» Siga a VestibulandoWeb no Twitter
» Siga a VestibulandoWeb no Facebook

03) Observe os gráficos a seguir.

Explique a diferença entre o padrão brasileiro de uso dos recursos hídricos e o dos países membros da OCDE, considerando a relação entre o consumo urbano e a captação de água bruta.

 

04) “A Geografia pode ser construída a partir da consideração do espaço como um conjunto de fixos e fluxos [...] A interação entre fixos e fluxos modifica o significado e o valor de ambos.” Santos, Milton (1996) - A natureza do espaço.

A atual crise no sistema financeiro global iniciou-se no mercado imobiliário norte-americano, inflado por operações com títulos hipotecários. A hipoteca é uma das formas de transformar um fixo (bem imóvel) em fluxo (aplicação financeira). No espaço geográfico isso significa transformar bens fixos do território em fluxos voláteis de capital.
a) Explique por que a transformação de um fixo em fluxo permite maior e mais rápida circulação do capital entre os lugares.

b) Apresente um efeito da crise financeira sobre os fixos no território.

05) O relatório apresentado em 2008 pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) aponta o aumento na emissão de gases de estufa como um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.
a) Qual a importância dos gases de estufa para a manutenção da vida na Terra?

b) Compare o Brasil e a China em relação às suas principais fontes de emissão de gases de estufa.

 

 

01) A escolha da projeção geométrica altera a relação entre a linha de costa e a área de provável ocorrência dos campos do pré-sal, relação na qual se baseia a distribuição dos royalties da atividade de exploração de petróleo e gás na plataforma continental no Brasil. Portanto, a mudança na projeção geométrica ao alterar a distribuição territorial da compensação financeira por estados e municípios costeiros torna evidente que o critério geométrico não é neutro e sim sujeito a interesses políticos e econômicos sócio-territoriais.

02) a) O modelo de substituição de importações vigente até o final da década de 1970 no Brasil tinha como características: uma política de desenvolvimento econômico baseada no tripé: investimentos estatais, capital nacional e capital externo; a substituição de bens industriais importados pela produção nacional; o papel fundamental do Estado como financiador e avalista das atividades produtivas; o fortalecimento do mercado interno; a concentração espacial da produção.

b) Porque a organização espacial da produção passou de uma lógica multinacional para uma lógica transnacional. A multinacional operava em mercados nacionais relativamente fechados, já as empresas transnacionais operam em escala global, dispersando as etapas de suas cadeias produtivas em diversos lugares do mundo. Com isso as trocas internacionais ocorrem de forma crescente no interior das cadeias produtivas das empresas globais.

03) A diferença nos padrões de uso dos recursos hídricos retratados nos gráficos, considerando o consumo urbano e a captação da água bruta, reside no fato de que nos países da OCDE há uma maior eficiência na distribuição, o que significa menor desperdício de água. Além disso, a água é, em grande parte, reutilizada nesses países

04) a) A globalização ampliou a escala, a velocidade e a amplitude de circulação dos capitais financeiros que buscam valorizar-se em qualquer parte do mundo. De outro lado, o valor dos fixos está mais restrito às condições de sua localização.

b) Entre os efeitos da crise financeira sobre os fixos no território destacam-se: a depreciação do valor dos imóveis; a dificuldade de utilizar os fixos como garantia de novos empréstimos e de novos investimentos; a redução progressiva do grau de utilização de fixos, como fábricas, vias de circulação e infra-estrutura de modo geral.

05) a) Os gases de estufa são importantes para a vida na Terra por seu papel na absorção de parte da energia emitida pela superfície terrestre ao ser aquecida pela radiação solar. Essa energia é então radiada de volta à superfície terrestre, o que contribui para a manutenção do equilíbrio térmico que possibilita a existência de vida sob a forma que a conhecemos.

b) A principal fonte de emissão de gases de estufa no Brasil é a queima da cobertura vegetal, enquanto na China é a queima de combustíveis fósseis.

Vestibulando Web - Copyright 1999-2009. Todos os direitos reservados.
Quem Somos? | Publicidade | Política de Privacidade - Vestibular UFRJ 2009

Ponto.Br